Contribuições da Disciplina de Libras na Formação Inicial de Professores de Matemática

  • Denner Dias Barros Universidade Estadual Paulista - Unesp - câmpus de Rio Claro
  • Miriam Godoy Penteado Universidade Estadual Paulista - Unesp - câmpus de Rio Claro/SP
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Libras, Formação de Professores, Educação Matemática

Resumo

 

O objetivo deste artigo é apresentar alguns elementos de uma disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) ofertada em um curso de formação inicial de professores de matemática de uma universidade pública do interior de São Paulo. São discutidos aspectos que podem contribuir para a formação de professores, tomando como referência a perspectiva da Educação Inclusiva. A inserção da disciplina de Libras para os cursos de formação de professores tornou-se obrigatória a partir do Decreto nº 5626/2005 e, desde então, currículos estão sendo alterados visando a implementação da lei. Neste estudo, os dados foram compostos pelas ementas da disciplina e entrevistas semiestruturadas, com base nos quais foram discutidas as possíveis contribuições para a formação destes profissionais. Dentre todos os aspectos que emergiram, ressaltamos o desenvolvimento de um novo olhar para as diferenças, o planejamento de ensino em uma perspectiva inclusiva e o aprendizado da Libras.

Biografia do Autor

Denner Dias Barros, Universidade Estadual Paulista - Unesp - câmpus de Rio Claro

Licenciado em Matemática - Unesp - Presidente Prudente/SP

Especialista em Libras: Prática e Tradução/Intérprete - Unoeste - Presidente Prudente/SP

Mestre em Educação Matemática - Unesp - Rio Claro/SP

Doutorando em Educação Matemática - Unesp - Rio Claro/SP

Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Matemática, Inclusão (com ênfase em Educação de Surdos) e Educação Matemática Crítica.

Miriam Godoy Penteado, Universidade Estadual Paulista - Unesp - câmpus de Rio Claro/SP
Livre docência em Educação Matemática, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), IGCE - Campus de Rio Claro; pós-doutorado na Universidade de Bristol, Inglaterra; doutorado em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); mestrado em Educação Matemática pela Unesp, graduação em matemática pela Unesp. É professora voluntária no Departamento de Educação Matemática da Unesp de Rio Claro, onde atua como professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, e em atividades de extensão. As pesquisas são na área de inclusão, na perspectiva da educação matemática crítica, tendo como foco o ensino e a aprendizagem de matemática na escola e a formação de professores.

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Publicado
2019-02-28
Como Citar
BARROS, D. D.; PENTEADO, M. G. Contribuições da Disciplina de Libras na Formação Inicial de Professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 28 fev. 2019.
Seção
Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática