Como Ensinar Matemática no Curso Primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930
Resumo
O texto aborda os métodos de ensino para a aritmética no curso primário a partir de análises sobre o modo de organização dos saberes escolares, levando em consideração, como fontes de pesquisa, os livros didáticos. Considera em seu início os termos “elementos” e “rudimentos” para análise dos modos de estruturação dos conteúdos escolares destinados aos primeiros anos escolares. O estudo faz uso do ferramental teórico-metodológico vindo da história cultural e conclui que obras didáticas constituem complexo artefato cultural onde não é possível encontrar-se um método em sua forma epistemológica pura, apresentando-se essa produção como fruto de múltiplas e variadas apropriações de vagas pedagógicas e métodos proclamados para o ensino.
Referências
AZEVEDO, F. Programas das escolas do Distrito Federal. Revista Escola Nova, Vol. 1, N. 2 e 3, de nov. e dez., 1930.
BARBOSA. G. Platão e a matemática: uma questão de método. Tese (Educação Matemática). São Paulo: Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Rio Claro, 2014.
BULLE, N. La pensée pédagogique moderne: entre science et politique. IN: JACQUET-FRANCILLON, F.; KAMBOUCHNER, D. (éds.). La crise de la culture scolaire. Paris: Presses Universitaires de France, 2005.
CHARTIER, R. A história cultural – entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S. A., 1990.
MORTATTI, M. R. L. Os sentidos da alfabetização – São Paulo, 1876-1994. São Paulo: Editora da UNESP, 2000.
PILETTI, N. Fernando de Azevedo. IN: FÁVERO, M. L. A.; BRITTO, J. M. Dicionário de Educadores no Brasil – da Colônia aos dias atuais. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/MEC, 1999.
REVISTA DE ENSINO da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo. São Paulo: Tipografia do Diário Oficial, 1902-1918.
SCHUBRING, G. Un savant des Lumières, un livre élémentaire pour la République. IN: CONDORCET. Moyens d’apprendre a compter sûrement et avec facilité. Paris: Art, Culture, Lecture Éditions, 1988.
TERRA, A. A escola primária e a aritmética. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. INEP-MEC. Vol. 1, No. 3, p. 387-392, setembro, 1944.
TROUVÉ, A. La notion de savoir élémentaire à l’école. Paris: L’Harmattan, 2008.