Como Ensinar Matemática no Curso Primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930

  • Wagner Rodrigues Valente UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Palavras-chave: Aritmética. Elementar. Rudimento. Fernando de Azevedo. Método de ensino

Resumo

O texto aborda os métodos de ensino para a aritmética no curso primário a partir de análises sobre o modo de organização dos saberes escolares, levando em consideração, como fontes de pesquisa, os livros didáticos. Considera em seu início os termos “elementos” e “rudimentos” para análise dos modos de estruturação dos conteúdos escolares destinados aos primeiros anos escolares. O estudo faz uso do ferramental teórico-metodológico vindo da história cultural e conclui que obras didáticas constituem complexo artefato cultural onde não é possível encontrar-se um método em sua forma epistemológica pura, apresentando-se essa produção como fruto de múltiplas e variadas apropriações de vagas pedagógicas e métodos proclamados para o ensino. 

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Wagner R Valente é professor Adjunto Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP.

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Publicado
2015-12-16
Como Citar
VALENTE, W. R. Como Ensinar Matemática no Curso Primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 17, 16 dez. 2015.