Registros de Representação Semiótica, braile e Educação Matemática Inclusiva: identificando possibilidades

  • Pricila Basílio Marçal Lorencini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Secretaria de Estado da Educação do Paraná- SEED/PR
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Universidade Estadual de Maringá-UEM UNICESUMAR
  • Veridiana Rezende Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Palavras-chave: Educação Matemática Inclusiva. Livro didático em braile. Alunos cegos ou com baixa visão grave. Registros de Representação Semiótica.

Resumo

Este artigo relata a etapa inicial de pesquisa em andamento com a intenção de investigar as possibilidades inclusivas e de aprendizagem de uma sequência didática sobre função afim, sustentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, em que procedimentos e representações gráficas são descritos em língua natural (oral ou escrita) por duplas de alunos do 2º ano do Ensino Médio, em que uma das alunas possui baixa visão grave. Desse modo, estabelecemos como objetivo principal para o presente manuscrito analisar se e como são apresentados em braile os diferentes tipos de registros de representação semiótica, seus possíveis tratamentos e conversões. Para isso, analisamos um livro didático em braile e seu correspondente em tinta acerca do tema Função Exponencial. A constatação da presença desses elementos respalda possíveis análises futuras de produções em braile, à luz da Teoria de Registros de Representação Semiótica, sem o apoio da produção em tinta.

Biografia do Autor

Pricila Basílio Marçal Lorencini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Secretaria de Estado da Educação do Paraná- SEED/PR

Mestranda do Programa de Pós graduação em Educação em Ciência e Educação Matemática - PPGECEM/UNIOESTE

Professora de Matemática da SEED/PR

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Universidade Estadual de Maringá-UEM UNICESUMAR

Docente do Corpo Permanente do Programa de Pós graduação em Educação em Ciência e Educação Matemática - PPGECEM/UNIOESTE

Docente do Corpo Permanente do Programa de Pós graduação  em Educação Matemática da UNESPAR - PRPGEM/UNESPAR

Docente aposentada do Departamento de Matemática - DMA/UEM

Professora do curso de Pedagogia modalidade EAD - UNICESUMAR/EAD

Veridiana Rezende, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Docente do Corpo Permanente do Programa de Pós graduação  em Educação Matemática da UNESPAR - PRPGEM/UNESPAR

Docente do Corpo Permanente do Programa de Pós graduação em Educação em Ciência e Educação Matemática - PPGECEM/UNIOESTE

 Docente do Colegiado de Matemática da UNESPAR/Campo Mourão

Referências

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Publicado
2019-02-28
Como Citar
LORENCINI, P. B. M.; NOGUEIRA, C. M. I.; REZENDE, V. Registros de Representação Semiótica, braile e Educação Matemática Inclusiva: identificando possibilidades. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 28 fev. 2019.
Seção
Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática