As Pesquisas Sobre a Licenciatura em Matemática na Universidade Aberta do Brasil

Helber Almeida, Marcelo de Carvalho Borba

Resumo


A EaD no Brasil vem se consolidando como uma modalidade de ensino de raízes fortes,  consequentemente, o interesse por pesquisas que versem sobre esse tema tem aumentado de forma significativa. Pensando nisso, esse artigo tem como objetivo apresentar um estado da arte das pesquisas envolvendo o curso de Licenciatura em Matemática oferecido no âmbito da UAB.  Para isso, realizamos uma leitura das dissertações e teses encontradas no Banco de Teses da CAPES e de membros do nosso grupo de pesquisas, além dos Anais dos últimos três ENEM, que tratassem o tema. A partir dessa leitura identificamos alguns temas que convergiam entre os textos, a saber, o papel e a atuação do tutor, a formação do professor de Matemática e as Tecnologias Digitais utilizadas nos cursos investigados. Em nossas considerações finais, discutimos cada um desses temas e sugerimos que outros devam ser investigados a partir de nossa visão de EaD.


Palavras-chave


Educação Matemática. Educação a Distância. Estado da Arte. Licenciatura Matemática a Distância.

Texto completo:

P. 41-60

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