As Pesquisas Sobre a Licenciatura em Matemática na Universidade Aberta do Brasil

  • Helber Almeida Universidade Federal de Campina Grande
  • Marcelo de Carvalho Borba UNESP - Rio Claro
Palavras-chave: Educação Matemática. Educação a Distância. Estado da Arte. Licenciatura Matemática a Distância.

Resumo

A EaD no Brasil vem se consolidando como uma modalidade de ensino de raízes fortes,  consequentemente, o interesse por pesquisas que versem sobre esse tema tem aumentado de forma significativa. Pensando nisso, esse artigo tem como objetivo apresentar um estado da arte das pesquisas envolvendo o curso de Licenciatura em Matemática oferecido no âmbito da UAB.  Para isso, realizamos uma leitura das dissertações e teses encontradas no Banco de Teses da CAPES e de membros do nosso grupo de pesquisas, além dos Anais dos últimos três ENEM, que tratassem o tema. A partir dessa leitura identificamos alguns temas que convergiam entre os textos, a saber, o papel e a atuação do tutor, a formação do professor de Matemática e as Tecnologias Digitais utilizadas nos cursos investigados. Em nossas considerações finais, discutimos cada um desses temas e sugerimos que outros devam ser investigados a partir de nossa visão de EaD.

Biografia do Autor

Helber Almeida, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Matemática - UNB

Doutorando em Educação Matemática - UNESP

Marcelo de Carvalho Borba, UNESP - Rio Claro
Doutor em Educação Matemática

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Publicado
2015-11-06
Como Citar
ALMEIDA, H.; BORBA, M. DE C. As Pesquisas Sobre a Licenciatura em Matemática na Universidade Aberta do Brasil. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 16, 6 nov. 2015.