A Modelagem Matemática e o Exercício do Professor Reflexivo: a experiência de Elias

Claudia Carreira da Rosa, Lilian Akemi Kato

Resumo


A sociedade atual exige cada vez mais a formação de profissionais competentes e capazes de adaptar-se às necessidades da realidade na qual estão inseridos. Assim, o professor adquire o status de um orientador do conhecimento e, para tanto, despertar o interesse do aluno para que o mesmo participe de sua própria aprendizagem é fundamental. Neste contexto, o professor precisa levar para sala de aula situações desafiadoras tanto para seus alunos quanto para si mesmo, estimulando a criatividade e incentivando a participação ativa de todos. Neste sentido, consideramos a Modelagem Matemática, por suas características peculiares, uma possibilidade para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que favoreçam uma maior interação entre aluno e professor, possibilitando ao docente uma prática reflexiva. Este artigo apresenta uma discussão fundamentada nos estudos sobre professor reflexivo de David Schön e da prática reflexiva do professor de Matemática Elias quando o mesmo desenvolve atividades de Modelagem Matemática.


Texto completo:

P. 220-235

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