Conhecimentos de Alunos Brasileiros e Franceses Relacionados ao Campo Conceitual dos Números Irracionais
Resumo
A presente pesquisa foi desenvolvida com vistas a identificar conhecimentos relacionados aos números irracionais, mobilizados em resolução de atividades matemáticas, por alunos brasileiros, concluintes do Ensino Fundamental, Médio e Licenciatura em Matemática, e alunos franceses, concluintes de níveis de ensino correspondentes. O motivo de se investigar sujeitos de países distintos decorre do fato de que os currículos da Educação Básica do Brasil e da França apresentam diferenças, especialmente em relação aos irracionais. Como procedimentos metodológicos realizaram-se entrevistas individuais com resolução de atividades matemáticas, que foram filmadas. No decorrer das análises buscou-se identificar os possíveis teoremas em ação falsos mobilizados nas respostas dos alunos. Os resultados apontam que o fato de os números irracionais estarem explícitos ou não nos currículos e livros didáticos não interfere no desempenho dos alunos em relação a esse conceito. Ao contrário, é a experiência escolar e a diversidade de situações matemáticas que eles vivenciam que vai favorecer a aprendizagem relacionada aos números irracionais.Referências
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