Situações de ensino envolvendo a função exponencial: sentidos atribuídos pelos professores

  • Adnielson Lima da Silva Rede de ensino da Educação Básica.
  • Maria Lucia Panossian Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Curitiba)
  • Luciane Ferreira Mocrosky Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Curitiba)
Palavras-chave: Ensino de Função Exponencial, Oficina Pedagógica de Matemática, Atividade Orientadora de Ensino, Situações Desencadeadoras de Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa em nível de mestrado que teve como um de seus objetivos reconhecer os sentidos atribuídos pelos professores à função exponencial, considerando a análise e elaboração de situações de ensino. A metodologia apresentada orienta-se pelos pressupostos da teoria da atividade, histórico-cultural e Atividade Orientadora de Ensino (AOE), e concretiza-se nas análises de dados coletados da interação com professores da rede pública no projeto de extensão “Oficina Pedagógica de Matemática” (OPM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), através de gravações de áudio/vídeo. Dos resultados obtidos na pesquisa, destaca-se a transformação dos sentidos atribuídos pelos professores à função exponencial durante o planejamento e concretização das situações desencadeadoras de aprendizagem elaboradas coletivamente, considerando o movimento histórico e lógico da função exponencial e recorrendo à Atividade Orientadora de Ensino como base teórico-metodológica, podendo assim, ser uma possibilidade para o professor organizar o ensino da função exponencial.

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Publicado
2019-12-11
Como Citar
LIMA DA SILVA, A.; LUCIA PANOSSIAN, M.; FERREIRA MOCROSKY, L. Situações de ensino envolvendo a função exponencial: sentidos atribuídos pelos professores. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 92-112, 11 dez. 2019.
Seção
Situações de ensino e aprendizagem de matemática