Análise e Organização de Currículos de Matemática sob a perspectiva do Enfoque Ontossemiótico

Luísa Silva Andrade, Carmen Teresa Kaiber

Resumo


Este artigo apresenta um estudo realizado em planos de estudos de escolas estaduais de Ensino Médio que pertencem a Região Metropolitana de Porto Alegre no Estado do Rio Grande do Sul. O mesmo faz parte de uma pesquisa de doutorado que teve por objetivo investigar o desenvolvimento da Matemática no Ensino Médio de escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul, sob a perspectiva do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática, como possibilidade teórica e didática para análise e organização de currículos de Matemática para esse nível de ensino. A análise produzida foi realizada a partir das ferramentas de análise ontossemióticas que integram a idoneidade didática. Resultados apontam a preocupação com o caráter formativo da Matemática com relação a estruturação do pensamento, sugerindo um trabalho a partir da resolução de problemas que considere as representações, as relações e os argumentos. Também foi possível identificar nos planos de estudos a presença de elementos das distintas idoneidades, porém com diferentes graus de adequação.


Palavras-chave


Enfoque Ontossemiótico; Ferramentas de Análise; Planos de Estudos; Ensino Médio.

Texto completo:

184-203

Referências


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