Análise e Organização de Currículos de Matemática sob a perspectiva do Enfoque Ontossemiótico

  • Luísa Silva Andrade
  • Carmen Teresa Kaiber ULBRA
Palavras-chave: Enfoque Ontossemiótico, Ferramentas de Análise, Planos de Estudos, Ensino Médio.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo realizado em planos de estudos de escolas estaduais de Ensino Médio que pertencem a Região Metropolitana de Porto Alegre no Estado do Rio Grande do Sul. O mesmo faz parte de uma pesquisa de doutorado que teve por objetivo investigar o desenvolvimento da Matemática no Ensino Médio de escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul, sob a perspectiva do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática, como possibilidade teórica e didática para análise e organização de currículos de Matemática para esse nível de ensino. A análise produzida foi realizada a partir das ferramentas de análise ontossemióticas que integram a idoneidade didática. Resultados apontam a preocupação com o caráter formativo da Matemática com relação a estruturação do pensamento, sugerindo um trabalho a partir da resolução de problemas que considere as representações, as relações e os argumentos. Também foi possível identificar nos planos de estudos a presença de elementos das distintas idoneidades, porém com diferentes graus de adequação.

Referências

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Publicado
2016-08-01
Como Citar
ANDRADE, L. S.; KAIBER, C. T. Análise e Organização de Currículos de Matemática sob a perspectiva do Enfoque Ontossemiótico. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 19, 1 ago. 2016.