DA CARTOLINA AO COMPUTADOR: UMA PROPOSTA PARA ESTUDO DE GEOMETRIA

  • Sandra Aparecida Oriani Fassio
Palavras-chave: Educação Matemática. Construções Geométricas. Portasegmentos. Geogebra. Caleidoscópio.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o envolvimento de alunos do ensino fundamental, em uma proposta de estudo da geometria que conta com o uso de diferentes recursos materiais: da cartolina ao computador, passando pelo uso de lápis, régua, caleidoscópio, esquadro, compasso, software, portasegmentos entre outros. A presente pesquisa foi desenvolvida em atividade extracurricular e o tema abordado foi as Construções Básicas. A opção por coletar os dados por meio de atividade extracurricular se deu por considerar que em um grupo menor de alunos é possível observar melhor o desempenho dos mesmos. Para isto, se convencionou chamar experimento de ensino. Esperamos contribuir para minimizar as dificuldades de ensino e aprendizagem de geometria na escola básica, e oferecer aos professores e pesquisadores subsídios para uma reflexão das estratégias de ensino e métodos de trabalhos, adequando-os aos avanços tecnológicos que ocorrem na sociedade. 

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Publicado
2020-03-05
Como Citar
ORIANI FASSIO, S. A. DA CARTOLINA AO COMPUTADOR: UMA PROPOSTA PARA ESTUDO DE GEOMETRIA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 4, n. 8, p. 15-24, 5 mar. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)