Processos de validação de um teorema geométrico presente em livros do Ensino Médio e seus equivalentes

Abstract

This study examines the validation processes of a geometric theorem in high school geometry textbooks and their equivalents across different historical periods. Grounded in depth hermeneutics and Wittgenstein’s language games, the research explores how the axiomatic-deductive model is presented and justified in five textbooks from diverse educational contexts, spanning from the Capanema Reform to the impact of the Modern Mathematics Movement. Through a socio-historical and formal analysis, the study identifies transformations in the proposed validation methods, considering the varied pedagogical objectives and educational ideologies of each era. The research contributes to an understanding of how geometry instruction has been shaped by curricular guidelines and philosophical perspectives, influencing the construction of mathematical knowledge in basic education.

Author Biographies

Marizete Nink de Carvalho, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2022). É graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2009) e Mestre em Matemática também pela Universidade Federal de Rondônia (2014). Atualmente é Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Rondônia e Coordenadora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT/UNIR. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aplicações e Ensino da Matemática - GEPAEM; Vice-Líder do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática de Rondônia - GHEMAT-RO e participa do Grupo de Pesquisa História da Educação Matemática em Pesquisa - HEMEP.

Thiago Pedro Pinto, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - INMA

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do INMA (com orientações de mestrado e doutorado) e no Mestrado Profissional em Filosofia (PROFILO); É Editor-chefe da Revista Perspectivas da Educação Matemática (UFMS) desde 2020. Vice-líder do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa (HEMEP) desde 2011. Tem interesses em pesquisas vinculadas à História da Educação Matemática, à Formação de Professores de Matemática e à Filosofia (da/na Educação Matemática). Tem orientado trabalhos que versam sobre a formação de professores indígenas numa perspectiva histórica e sobre a participação das geometrias na formação de professores. Toma como base teórica os estudos de Ludwig Wittgenstein em sua segunda fase e autores contemporâneos de filosofia e antropologia. Quanto sua formação, é Graduado em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho - PR (2005) atual UENP. Mestre em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro (2009). Doutor em Educação para a Ciência UNESP - Bauru (2013). Desde 2006 está vinculado ao GHOEM, Grupo de História Oral e Educação Matemática.

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Published
2024-12-19
How to Cite
CARVALHO, M. N. DE; PEDRO PINTO, T. Processos de validação de um teorema geométrico presente em livros do Ensino Médio e seus equivalentes. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 48, p. 1-19, 19 Dec. 2024.