A Formação Continuada de Professores dos Anos Inicias em Relação à Comparação Multiplicativa

  • Mariana Oliveira Santos Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Vera Lucia Merlini Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Palavras-chave: Formação Continuada, Comparação Multiplicativa, Professor Reflexivo, Dimensões Colaborativas, Estudo Diagnóstico.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as possíveis contribuições de um processo formativo, que abordou um trabalho com conceitos da Comparação Multiplicativa, para a prática de ensino de professoras dos anos iniciais. Para isso, tivemos como base a Teoria dos Campos Conceituais desenvolvida por Gerárd Vergnaud. Utilizamos essa teoria, no desenvolvimento das ações mobilizadas pelos professores, já que essa propõe um quadro e alguns princípios de base para o desenvolvimento e a aprendizagem das competências complexas dos estudantes. Metodologicamente, nosso estudo é de natureza qualitativa baseado em um processo de formação com dimensões colaborativas. Assim, para alcançar o objetivo proposto, foi analisada a entrevista semiestruturada respondida por duas professoras dos anos inicias que participaram do processo formativo. Identificamos, a partir da análise, que as reflexões feitas pelas professoras, na entrevista semiestruturada, apontam que, o processo formativo contribuiu para a ressignificação da prática pedagógica das professoras envolvidas, bem como, das possibilidades em utilizar a Comparação Multiplicativa na elaboração de situações-problemas. 

Palavras-chave: Formação Continuada; Comparação Multiplicativa; Professor Reflexivo; Dimensões Colaborativas, Estudo Diagnóstico.

Biografia do Autor

Mariana Oliveira Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA/ Campus- Eunápolis.Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMUniversidade Estadual Santa Cruz - UESC.

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Publicado
2018-05-16
Como Citar
SANTOS, M. O.; MERLINI, V. L. A Formação Continuada de Professores dos Anos Inicias em Relação à Comparação Multiplicativa. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 25, 16 maio 2018.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)