A Formação Continuada de Professores dos Anos Inicias em Relação à Comparação Multiplicativa
Resumo
Este artigo objetiva analisar as possíveis contribuições de um processo formativo, que abordou um trabalho com conceitos da Comparação Multiplicativa, para a prática de ensino de professoras dos anos iniciais. Para isso, tivemos como base a Teoria dos Campos Conceituais desenvolvida por Gerárd Vergnaud. Utilizamos essa teoria, no desenvolvimento das ações mobilizadas pelos professores, já que essa propõe um quadro e alguns princípios de base para o desenvolvimento e a aprendizagem das competências complexas dos estudantes. Metodologicamente, nosso estudo é de natureza qualitativa baseado em um processo de formação com dimensões colaborativas. Assim, para alcançar o objetivo proposto, foi analisada a entrevista semiestruturada respondida por duas professoras dos anos inicias que participaram do processo formativo. Identificamos, a partir da análise, que as reflexões feitas pelas professoras, na entrevista semiestruturada, apontam que, o processo formativo contribuiu para a ressignificação da prática pedagógica das professoras envolvidas, bem como, das possibilidades em utilizar a Comparação Multiplicativa na elaboração de situações-problemas.
Palavras-chave: Formação Continuada; Comparação Multiplicativa; Professor Reflexivo; Dimensões Colaborativas, Estudo Diagnóstico.
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