OLHARES PARA A AULA DE MATEMÁTICA

  • Wanderleya Nara Gonçalves Costa

Abstract

O Estágio tem-se revelado o momento da licenciatura no qual o futuro professor passa a perceber melhor a sala de aula como local permeado pelas dimensões culturais, pelas representações sociais e pelo imaginário de cada um. Então, o licenciando formula hipóteses, confronta estudos teóricos com a realidade, duvida, problematiza o cotidiano, propõe soluções. Torna-se, enfim, mais capaz de constituir-se um pesquisador acerca do espaço escolar, dos sujeitos que ali estão, dos acontecimentos que ali ocorrem. Então, lançamos ao estagiário o desafio de responder à questão: como são as aulas de matemática? Nesse artigo, após discutir a importância da pesquisa para a formação inicial de professores, narramos os resultados de nossa busca por identificar o modo como estagiários têm descrito as aulas de matemática. Ao analisar os dados referentes à observação de aulas de dois licenciandos, destacamos como o protagonismo docente (e discente) e o uso de materiais didáticos têm sido descritos e avaliados nos Relatórios de Estágio.

Author Biography

Wanderleya Nara Gonçalves Costa

Doutora em Educação – Ensino de Ciências e Matemática pela USP. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso.

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How to Cite
GONÇALVES COSTA, W. N. OLHARES PARA A AULA DE MATEMÁTICA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 3, n. 6, 11.
Section
Artigos (fluxo contínuo)