Etnomatemática e Povos indígenas de Rondônia: processos de mecanismo de controle e contraconduta

  • Jonatha Daniel dos Santos
Palavras-chave: Etnomatemática, Povos Indígenas, Mecanismo de Controle, Contraconduta, Rondônia.

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação que procurou analisar os saberes Etnomatemáticos de estudantes/professores indígenas da Amazônia em um curso de formação de professores indígenas na Universidade Federal de Rondônia.  O referencial teórico é apoiado na Etnomatemática concebida na interlocução com as formulações de Foucault. O material de pesquisa consiste em entrevistas realizadas com seis estudantes/ professores indígenas na cidade de Ji-Paraná/RO, região Norte do Brasil. Os principais resultados da pesquisa, por meio de entrevista narrativa,  indicam que a Etnomatemática se constituiu enquanto mecanismo de controle e contraconduta na formação docente dos estudantes/ professores indígenas no que se refere aos saberes Etnomatemáticos desses povos bem como uma ferramenta para subversão da docência frente às diretrizes governamentais que regem a Educação Escolar Indígena no estado de Rondônia. 

Biografia do Autor

Jonatha Daniel dos Santos
Doutorando em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR

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Publicado
2018-07-05
Como Citar
SANTOS, J. D. DOS. Etnomatemática e Povos indígenas de Rondônia: processos de mecanismo de controle e contraconduta. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 25, 5 jul. 2018.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)