O Cenário da Pesquisa no Campo da Educação Matemática à Luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica
Abstract
O presente trabalho investigativo vem refletir sobre as pesquisas existentes no campo da educação matemática que se valem da Teoria de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval para responder suas problemáticas. Tais pesquisas corresponderam a teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos apresentados em eventos na categoria “comunicação científica” e resultados de pesquisas publicadas em periódicos. Para tanto, buscamos responder: quais temáticas do campo da Educação Matemática que se valem dessa teoria para compreender e interpretar as diversas problemáticas encontradas nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática? Com isso queremos evidenciar a utilização dessa teoria, revelar as temáticas nas quais é mais enfatizada e identificar quais elementos de ensino e aprendizagem de matemática estão sendo estudados. Por meio de uma metodologia meta-analítica qualitativa procedemos com a coleta dos trabalhos. Os resultados parciais encontrados nos revelam um crescimento significativo de pesquisas que buscam essa teoria como fonte de interpretação e análise dos mais diversos problemas relacionados às preocupações em educação da matemática.References
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