O Auxílio do Software Geogebra na Aquisição do Conhecimento da Função Seno

  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Cornélio Procópio – Paraná - Brasil
  • Armando Paulo Silva UTFPR
  • Willian Damin Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Jacarezinho – Paraná
  • Wilson Massahiro Yonezawa UNESP-Bauru
Palavras-chave: Função Seno, Formação de Conceito, Análise de Conteúdo

Resumo

Este artigo tem por objetivo mostrar a análise qualitativa em relação à modificação e à aquisição de novos conhecimentos, além de verificar a contribuição do uso do computador em uma atividade de intervenção. Foi utilizada a análise de conteúdo na qual foram criadas categorias e unidades de análise e a partir daí apresentam-se os quadros que contém as análises das categorias e a partir do registro de quatro grupos escolhidos aleatoriamente realizou-se a avaliação. Tendo como referência estes quadros de análises e de frequência da avaliação dos registros estruturou-se um metatexto. O resultado da análise evidenciou a dificuldade dos alunos para realizarem seus registros, expressarem suas interpretações e suas compreensões em atividades matemáticas, utilizando a língua portuguesa. Percebeu-se que a atividade realizada utilizando o software Geogebra, com base na visão construcionista, proporcionou aos alunos a modificação e aquisição de novos conceitos.

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2.ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

DOMINGUES. H. H. Hiparco, Ptolomeu e a Trigonometria. In: IEZZI. G. Fundamentos de Matemática Elementar: trigonometria. v. 3. 8. ed. São Paulo: Atual, 2004, p. 36-38.

_____. Viète, a Notação Literal e a Trigonometria. In: IEZZI. G. Fundamentos de Matemática Elementar: trigonometria. v. 3. 8. ed. São Paulo: Atual, 2004, p. 77-78.

_____. Euler e a Incorporação da Trigonometria à Análise. In: IEZZI. G. Fundamentos de Matemática Elementar: trigonometria. v. 3. 8. ed. São Paulo: Atual, 2004, p. 194-196.

LOMÔNACO, J. F. B. et al. Do característico ao definidor: um estudo exploratório sobre o desenvolvimento de conceitos. Estudos de Psicologia. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. Jan-abr 1996. v. 12, n.1. p. 51-60.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, mar. 1999. v. 22, n. 37, p. 7-32.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. In: Actas Encuentro internacional sobre el aprendizaje significativo. Burgos. Espanha, 1997. p. 17-44.

_____. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

MORELATTI, M. R. M. Criando um ambiente construcionista de aprendizagem em cálculo diferencial e integral I. 2001. 217f. Tese (Doutorado em Educação – Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.

TEIXEIRA, L. R. M. A abordagem psicogenética de J.Piaget e a teoria de Ausubel: um diálogo sobre o caráter lógico do conhecimento. Série-Estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande-MS. n. 21. p. 67-80, jan/jun. 2006.

VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas : UNICAMP/NIED, 1999.

_____. A espiral da aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação: repensando conceitos. In: JOLY, M. C. R. A. (org.) A Tecnologia no Ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p 15-37.

Publicado
2014-06-01
Como Citar
PEREIRA, R. DOS S. G.; SILVA, A. P.; DAMIN, W.; YONEZAWA, W. M. O Auxílio do Software Geogebra na Aquisição do Conhecimento da Função Seno. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 13, 1 jun. 2014.