Reflexões sobre gênero em pesquisas que investigam foregrounds em Educação Matemática
Resumen
Dados revelam a maior inserção masculina nas ciências ditas exatas enquanto as mulheres estão, em sua maioria, em profissões relacionadas ao cuidado, saúde e bem-estar. As poucas mulheres que se inserem nesse campo podem encontram dificuldades em progredir em suas carreiras. Para mudar este cenário a representatividade se torna essencial para as meninas e mulheres, que podem se inspirar e almejar desbravar outros espaços. Perceber outras perspectivas futuras como sendo possíveis é um dos compromissos da Educação Matemática Critica na busca de multiplicar foregrounds de estudantes. Tendo isso em vista, na presente pesquisa buscou-se investigar de que maneira os trabalhos acadêmicos que abarcam o conceito de foregrounds em Educação Matemática
incluem, ou não, questões de gênero como um fator de influência. Portanto, foi feita uma análise de 16 produções disponíveis no Google Acadêmico. Os dados sugerem que nenhuma pesquisa teve como enfoque a relação entre foregrounds e questões de gênero, entretanto, por vezes, a categoria identitária “gênero” esteve presente de forma subjetiva em narrativas das participantes que tiveram suas perspectivas futuras direcionadas por suas experiências.
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