No Movimento Contínuo da Formação do Professor de Matemática dos Anos Iniciais: vamos fazer um pacto?

  • Luciane Ferreira Mocrosky UTFPR, Curitiba
  • Laynara dos Reis Santos Zontini Instituto Federal do Paraná – Câmpus Irati
  • Nelem Orlovski Rede Municipal de Ensino, Curitiba
  • Lucila Cortiano Zotto Albuquerque Rede Municipal de Ensino, Curitiba

Resumen

Neste artigo apresentamos compreensões sobre o movimento de formação dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Partindo de uma constatação recorrente em pesquisas de que estes professores não se identificam com o ensino dessa disciplina escolar, bem como do modo como se dá a formação inicial desses profissionais, voltamo-nos ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Visualizamos esse programa como possibilitador de colocar a matemática em formação, no que concerne ao domínio técnico do conteúdo e ao sentido de que esses fazem em contextos mais abrangentes que as determinações curriculares. Foram analisados relatórios das atividades de uma turma de vinte e quatro orientadores de estudos do PNAIC de 2014 no estado do Paraná. Buscamos, nesses relatórios, o modo como o professor se compreende em formação, aprendendo matemática para ensinar o outro, professores que ensinam matemática aos anos iniciais, assim como os estudantes da educação básica.

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Publicado
2016-12-28
Cómo citar
MOCROSKY, L. F.; ZONTINI, L. DOS R. S.; ORLOVSKI, N.; ALBUQUERQUE, L. C. Z. No Movimento Contínuo da Formação do Professor de Matemática dos Anos Iniciais: vamos fazer um pacto?. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dic. 2016.
Sección
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental