Marcas cunhadas no futuro docente de Matemática pela formação inicial

  • Karla Jocelya Nonato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) https://orcid.org/0000-0002-6206-2042
  • Nielce Meneguelo Lobo da Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumen

O processo de formação inicial deixa marcas profundas nos futuros  professores. Inúmeros fatores influenciam a existência dessas marcas como o uso educativo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas Licenciaturas em Matemática. Desta forma, este artigo busca identificar quais são as marcas que o uso das TDIC, na formação inicial, deixam nos professores de Matemática. Para tanto foi realizada análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, entrevistas semiestruturadas com professores-formadores e questionário on-line com os formandos. A pesquisa foi realizada em Licenciaturas em Matemática no campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na Unidade Universitária de Nova Andradina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Assim, compreendemos que as marcas são deixadas ao realizar a integração das TDIC, pois o Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) é construído pelos licenciandos, o currículo é transformado, construindo um web currículo e formando enculturados digitais.

Biografía del autor/a

Karla Jocelya Nonato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Profª Drª Educação Matemática
INMA/UFMS

Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Colaboradora da UFMS

Citas

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, M. E.; ALVES, R. M.; LEMOS, D. Web currículo: Aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. p. 20-38.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 70, 1977.

BISHOP, Allan. J. Mathematical enculturation: A cultural perspective on mathematics education. Kluwer Academic Publishers, 1988.

BOGDAN Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto, 1994.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, Igor Ronyel Paredes. (2016). Cidades pequenas e rede urbana: interações a partir do Sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul-MS. [Dissertação, UFGD]. Disponível em: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1434

GRIMMER, Justin; STEWART, Brandon M. Text as data: the promise and pitfalls of automatic content analysis methods for political texts. Political Analysis. 2013.

KOEHLER, Matthew. L.; MISHRA, Punya. Introducing TPCK. In: AACTE Committee on Innovation and Technology (ed.). Handbook of Technological Pedadogical Content Knowledge (TPCK) for Educators. New York: Routledge, 2008. P. 3-29. Disponível em: http://punya.educ.msu.edu/publications/koehler_mishra_08.pdf

KURTZ, Andrew. Digital Enculturation in tile new communication technology curriculum. 17th ICTE Tampa, Flórida, EUA, 13 Out 1999. 42. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED462980.pdf#page=42>.

MARTINS, Leonardo; NONATO, Karla. J.; LOBO DA COSTA, Nielce. M. Análise de Conteúdo Automatizada como metodologia em pesquisas na área da Educação Matemática. In: Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, 9. São Paulo, 2022

MISHRA, Punya.; KOEHLER, Matthw. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. In: Teachers College Record, 108: 2006. P. 1017-1054.

MOTA, Juliana Grasiéli Bueno.; CAVALCANTI, Thiago Leandro. Reserva Indígena de Dourados: História e Desafios contemporâneos. São Leopoldo: Editora Karuwa, 2019. E-book: https://x.gd/GeIUA

NONATO, Karla Jocelya. Tecnologias Digitais e as Marcas no Currículo da Formação Inicial de Professores de Matemática. (Tese). Universidade Anhanguera de São Paulo, 2023. Disponível em: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52540

POLGAR, David Ryan. Wisdom in the Age of Twitter. ASIN: B009EZ4JI8: Amazon Kindle Book (ebook), 2012.

RATINAUD, Pierre. IRAMUTEQ: Interface de R pour les Analyses Multidmensionnelles de Tesxtes et de Questionnaires.2009.

SACRISTÁN, Jimeno. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª. ed. Porto Alegre-RS: Artmed, 2000.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 9ª ed. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2008.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Projeto Pedagógico Matemática, Licenciatura. Nova Andradina (UEMS), 2019. Disponível em:

http://www.uems.br/assets/uploads/cursos/c9410259627b0b9dbb1ee634e5a3f7c9/projeto_pedagogico/1_c9410259627b0b9dbb1ee634e5a3f7c9_2020-02-18_15-09-35.pdf

Publicado
2024-12-19
Cómo citar
JOCELYA NONATO, K.; MENEGUELO LOBO DA COSTA, N. Marcas cunhadas no futuro docente de Matemática pela formação inicial. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 48, p. 1-22, 19 dic. 2024.