ENTRE O OLHAR, O ESQUEMA E A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA PRODUÇÃO MATEMÁTICA DA CRIANÇA

  • Cristiano Alberto Muniz Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB.

Resumen

Este artigo insere-se no campo de investigação da produção matemática de crianças e jovens escolarizados, objetivando descrever e analisar as convergências de três estudos que identificaram os esquemas subjacentes às produções matemáticas em diferentes níveis e contextos educativos. Foram analisados os protocolos de alunos de alfabetização, de 1ª a 4ª e de 6ª série. Os eixos de integração desses estudos foram a educação matemática em escolas públicas, a Teoria dos Campos Conceituais Vergnaud (1994) como ferramenta de análise e a sala de aula como espaço de pesquisa-ação. Os resultados apontaram algumas estruturas cognitivas, reveladas na ação do sujeito na resolução de situaçõesproblema que tiveram como mediadores diferentes instrumentos: de grãos de milho ao software cabri-géomètre II. O conhecimento desses esquemas mostra-se de suma importância para a constituição de uma intervenção psicopedagógica que contribua efetivamente para a aprendizagem matemática dos alunos.

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Cómo citar
MUNIZ, C. A. ENTRE O OLHAR, O ESQUEMA E A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA PRODUÇÃO MATEMÁTICA DA CRIANÇA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 1, n. 2, 11.
Sección
Artigos (fluxo contínuo)