Apagar e Corrigir. Cadernos Limpos, Cabeça Confusa: contribuições à teoria das situações didáticas e criatividade nas aulas de matemática

  • Alexandre Tolentino de Carvalho Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Resumen

Investiga-se, analisando registros de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental da rede pública, o modo como determinada professora organiza o milieu educativo, contrastando essa realidade com pressupostos abordados nas teorias da Didática Francesa, sobretudo em Brousseau e Vergnaud, e nas teorias da Criatividade numa abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano. Buscou-se responder às questões de pesquisa através de um estudo descritivo empregando análise documental. Conclui-se que as evidências encontradas nos registros dos alunos apontam uma concepção educativa repetitiva de procedimentos orientados pela professora, com atividades oriundas de materiais de apoio repletos de incoerências, apresentando enunciados curtos, informações sintetizadas e verbos imperativos. Observaram-se registros discentes regularmente convergentes com algoritmos usuais notando-se ausência de esquemas próprios dos estudantes. Percebeu-se atividades que pouco contribuem para o desenvolvimento do potencial criativo dos alunos e um ensino pautado na dinâmica apagar e corrigir numa situação didática sem espaço para ação, formulação e validação dos conhecimentos elaborados.

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Publicado
2014-06-01
Cómo citar
CARVALHO, A. T. DE. Apagar e Corrigir. Cadernos Limpos, Cabeça Confusa: contribuições à teoria das situações didáticas e criatividade nas aulas de matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 13, 1 jun. 2014.