Educação Matemática e Currículo Escolar: um estudo da matemática praticada no ensino técnico agrícola

  • Neila Toledo IFC Rio do Sul

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir a educação matemática praticada na disciplina de matemática e suas articulações com o dispositivo da tecnocientificidade no curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão (IFRS-Sertão). Os aportes teóricos que lhe dão sustentação encontram-se, principalmente, nas formulações de Michel Foucault e seus comentadores. O material de pesquisa é composto por entrevistas realizadas com recém-formados do IFRS-Sertão, bem como documentos institucionais – projeto pedagógico atual – e materiais escolares desses estudantes. O exercício analítico sobre esse material (realizado na perspectiva da análise do discurso foucaultiano e por meio da abordagem de Storytelling) possibilitou concluir que: a) na atualidade o princípio pedagógico que conduz o currículo da formação do Técnico Agrícola no IFRS-Sertão é o “aprender pela pesquisa’; b) o discurso da educação matemática que opera, na atualidade, no curso Técnico em Agropecuária do IFRS-Sertão pode ser considerado como um dos vetores (mas não o único) que constituem o dispositivo da tecnocientificidade.

Biografía del autor/a

Neila Toledo, IFC Rio do Sul

Doutora em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos-RS); professora no Instituto Federal Catarinense (IFC Campus Rio do Sul); E-mail: neila.toledo@ifc.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6288-0838

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Publicado
2020-07-22
Cómo citar
TOLEDO, N. Educação Matemática e Currículo Escolar: um estudo da matemática praticada no ensino técnico agrícola. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 32, p. 1-17, 22 jul. 2020.