Foco e Escopo
O periódico Perspectivas da Educação Matemática é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), aberto à comunidade acadêmica.
Tem por finalidade divulgar a produção científica relacionada à área de Educação Matemática. A revista PEM aceita artigos científicos originais e inéditos e traduções de artigos internacionais de notada relevância para o campo científico (com anuência do autor e editora). Não faz parte do escopo da Revista a publicação de Relatos de Experiência ou Resenhas.
O periódico Perspectivas da Educação Matemática tem como objetivos:
Geral:
- Publicar trabalhos acadêmicos que contribuam para a formação e o desenvolvimento científico da pesquisa em Educação no Brasil e no mundo e para a socialização do conhecimento produzido na área.
Específicos:
- Oferecer espaço para que pesquisadores da área educacional, em âmbito nacional e internacional, divulguem suas produções científicas.
- Divulgar a produção científica dos Grupos de Pesquisa vinculados às Instituições de Educação Superior, que desenvolvem pesquisas na área.
- Propiciar espaço de reflexão e debate acerca das questões que envolvem os problemas educacionais contemporâneos, configurados sob a forma de artigos de demanda ou dossiês que veiculem diferentes pontos de vista, convergentes ou divergentes.
- Estimular a produção científica docente e discente no âmbito da pesquisa e da pós-graduação.
Os editores também incentivam a apresentação de artigos que abrem diálogos entre a Educação Matemática e áreas afins, como Educação, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Matemática, Epistemologia, Psicologia, Literatura, entre outras.
A Revista Perspectivas da Educação Matemática aceita artigos em Português, Inglês e Espanhol.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Regulamento da Revista - Acesse a publicação diretamente no Boletim de Serviço da UFMS
Política de Acesso Livre
A Revista de Educação Matemática é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo (Acesso Aberto), seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a Licença Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
***
Under the following terms:
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0)
-
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
-
NonCommercial — You may not use the material for commercial purposes.
-
NoDerivatives — If you remix, transform, or build upon the material, you may not distribute the modified material.
Tempo de Espera
Todos os artigos recebidos, após análise prévia dos editores, são imediatamente encaminhados para os avaliadores. Esta etapa tem tempo muito variado, conforme disponibilidade do avaliador e a necessidade de encontrar substitutos, no caso de declínio, ou de terceiro avaliador, no caso de empate. Assim, todos os artigos acabam por ter um processo único e exclusivo que os tornam independente de uma "fila" de artigos a serem publicados, ocasionando algumas vezes, um tempo muito reduzido entre submissão e publicação e, outras vezes, o oposto disso. Estimamos como razoável o tempo de espera de 6 meses a 1 ano entre submissão e publicação.
Entenda os processos de avaliação e editoração dos artigos até a publicação
Neste fluxograma pode-se ver o processo editorial com foco nas etapas dos autores.
No fluxograma seguinte, o foco é dado no processo editorial, apenas para que os autores fiquem cientes do processo como um todo: