Gênero e formação de professores e professoras: uma análise do curso de licenciatura em Matemática da UFMS, campus de Ponta Porã
Resumo
Este artigo, recorte de uma pesquisa de um trabalho de conclusão de curso, tem por objetivo analisar se e como a temática de gênero é abordada na formação inicial de professores de Matemática na UFMS, campus de Ponta Porã. Os objetivos específicos incluem: (i) identificar discursos internalizados sobre gênero entre os discentes do curso de Matemática; e (ii) compreender através da análise do projeto pedagógico do curso (PP), se há e como são tratadas a temática de gênero. A teorização deste trabalho baseia-se em pesquisadores e pesquisadoras sobre gênero, educação matemática, educação e formação de professores, incluindo autores como Bourdieu, Louro, Souza e Fonseca e Saviani. A pesquisa consistiu em análise documental do PP do curso e aplicação de questionário aos acadêmicos/as. Conclui-se que as discussões sobre gênero são superficiais e recomenda-se uma abordagem mais efetiva nos cursos de formação de professores de Matemática para evitar disparidades de gênero na educação.
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