Gênero e formação de professores e professoras: uma análise do curso de licenciatura em Matemática da UFMS, campus de Ponta Porã

Palavras-chave: Gênero e Educação, Educação Matemática, Formação de professores

Resumo

Este artigo, recorte de uma pesquisa de um trabalho de conclusão de curso, tem por objetivo analisar se e como a temática de gênero é abordada na formação inicial de professores de Matemática na UFMS, campus de Ponta Porã. Os objetivos específicos incluem: (i) identificar discursos internalizados sobre gênero entre os discentes do curso de Matemática; e (ii) compreender através da análise do projeto pedagógico do curso (PP), se há e como são tratadas a temática de gênero. A teorização deste trabalho baseia-se em pesquisadores e pesquisadoras sobre gênero, educação matemática, educação e formação de professores, incluindo autores como Bourdieu, Louro, Souza e Fonseca e Saviani. A pesquisa consistiu em análise documental do PP do curso e aplicação de questionário aos acadêmicos/as. Conclui-se que as discussões sobre gênero são superficiais e recomenda-se uma abordagem mais efetiva nos cursos de formação de professores de Matemática para evitar disparidades de gênero na educação.

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Publicado
2024-11-29
Como Citar
PAIONK, C.; DUARTE DE OLIVEIRA, A. Gênero e formação de professores e professoras: uma análise do curso de licenciatura em Matemática da UFMS, campus de Ponta Porã . Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 47, p. 1-23, 29 nov. 2024.
Seção
Debates contemporâneos sobre Gêneros (e/,) Sexualidades e Educação Matemática