Identidade e poder: reflexões sobre gênero e sexualidade na Educação Matemática a partir da Exploração-Proposição-Resolução Multicontextual Crítica de Problemas

Palavras-chave: Gênero., Sexualidade., Ensino de matemática., Exploração de Problemas., Problemas Matemáticos.

Resumo

Apesar das discussões sobre gênero e sexualidade terem ganhado espaço nas pesquisas, qualquer tentativa de discutir o tema na escola tem sido alvo de constantes ataques ao longo dos últimos anos. Neste artigo, propomos uma reflexão sobre como as questões dessa temática se entrelaçam com a matemática e a colocamos sob uma ótica de uma ciência humana e viva. Objetivamos analisar como podemos exercer uma prática em sala de aula de matemática que explore aspectos do gênero e sexualidade. Ao longo do texto analisamos algumas práticas e problemas matemáticos e como eles podem reforçar essa opressão de gênero/sexualidade sem um debate crítico ou engajar os alunos com a exploração de problemas. Os debates sobre o tema não visam direcionar ou antecipar o desenvolvimento individual sobre seu gênero e sexualidade, mas permitir que os indivíduos expressem sua liberdade com segurança.

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Publicado
2024-10-18
Como Citar
DE SOUSA, J. J.; LIMA ARAÚJO, A.; ALVES SILVEIRA, A.; DE ANDRADE, S. Identidade e poder: reflexões sobre gênero e sexualidade na Educação Matemática a partir da Exploração-Proposição-Resolução Multicontextual Crítica de Problemas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 47, p. 1-21, 18 out. 2024.
Seção
Debates contemporâneos sobre Gêneros (e/,) Sexualidades e Educação Matemática