O Ensino de Matemática da Educação Básica na Perspectiva Lógico-Histórica

  • Maria do Carmo de Sousa Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil
Palavras-chave: Pensamento Empírico-Discursivo. Pensamento Teórico. Pensamento Flexível. Perspectiva Didática. História da Matemática.

Resumo

A partir dos estudos de Kopnin (1978) e Davydov (1982) temos como objetivo, neste artigo, apresentar alguns pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentam o lógico-histórico, enquanto perspectiva didática para o ensino de Matemática na Educação Básica e suas relações com os nexos conceituais da aritmética, da geometria e da álgebra. Definimos nexo conceitual como elo que liga o aspecto lógico ao aspecto histórico, presente nos diversos conceitos matemáticos elaborados, na lida humana, pelas diversas civilizações. Nesse contexto, a História é entendida enquanto possibilidade de pensar sobre os conceitos. Por serem lógicos e históricos, os nexos conceituais podem fundamentar as atividades de ensino de Matemática da Educação Básica e, por este motivo temos convidado licenciandos e professores da Educação Básica a conhecê-los, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

Referências

CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da Matemática. Portugal - Gradiva, 1998

DAVYDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Editorial Pueblo y Educación, Ciudad de La Havana, 2a. Reimpresión, 1982

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra. Coleção Leitura, 6a. Edição, 1997

IFRAH, G. Os números: a história de uma grande invenção, São Paulo/SP: Editora Globo, 2005.

KOPNIN, P. V. A Dialética como Lógica e Teoria do Conhecimento. R. J., Editora Civilização Brasileira, 1978.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro/RJ. Editora Paz e Terra, 7a. Edição, 2002.

KRUTETSKY, V.A. - Algumas características do desenvolvimento do pensamento nos estudantes com pouca capacidade para as matemáticas in Psicologia e Pedagogia in Psicologia e Pedagogia: investigações experimentais sobre problemas didácticos específicos, Biblioteca de Ciências Pedagógicas, Editorial Estampa, 1977.

LANNER DE MOURA, A.R. et al. Movimento Conceitual em sala de aula in anais da XI Conferência Interamericana de Educação Matemática – CIAEM, Blumenau/SC, 13-17 de julho de 2003.

LEONTIEV, A. N. Actividad, consciência, personalidad. Editorial Pueblo y Educación, Habana, 2ª reimpresión, 1983.

LIMA, L.C. Da mecânica do pensamento ao pensamento emancipado da mecânica in Programa Integrar, Caderno do Professor, Trabalho e Tecnologia, p. 95 – 103, CUT/SP, 1998. Apostila básica de Matemática. FAEP, Universidade de Mogi das Cruzes/SP, Secretaria de Estado da Educação, Projeto de Educação Continuada, Pólo 3, 1998, 2000.

LIMA, L. & MOISÉS, R. P. A Teoria dos Campos Numéricos: A longa marcha da criação numérica, São Paulo: CEVEC/CIART, edições de 1992 e 1997. A fração: a repartição da terra. São Paulo: CETEAC/CIART, 1998.

MOISÉS, R. P. A resolução de problemas na perspectiva histórico/lógica: o problema em movimento. Faculdade de Educação. USP/SP. Dissertação de Mestrado, 1999.

MOURA, M. O A educação escolar como atividade. In: anais do IX Endipe - Encontro Nacional de Didática e prática de ensino: “olhando a qualidade do ensino a partir da sala de aula”, volume II/2, de 04 a 08 de maio de 1998, Águas de Lindóia/SP, 1998. A atividade de ensino como ação formadora in Ensinar a ensinar. São Paulo, Pioneira Thmson Learning, 2001.

RENSHAW, P. D. A teoria sociocultural de ensino-aprendizagem: implicações para o currículo no contexto australiano in Cadernos pedagógicos, no. 18, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, 1999.

SMITH, D.E. History of mathematics. Vol I, New York, Dover, 1958

SOUSA, M.C. O ensino de álgebra numa perspectiva lógico-histórica: um estudo das elaborações correlatas de professores do Ensino Fundamental. Faculdade de Educação. UNICAMP/SP. Tese de Doutorado, 2004. Quando professores têm a oportunidade de elaborar atividades de ensino de Matemática na perspectiva lógico-histórica. Bolema, ano 22, número 32, UNESP campus de Rio Claro, páginas 82 a 100, 2009.

Publicado
2014-06-01
Como Citar
SOUSA, M. DO C. DE. O Ensino de Matemática da Educação Básica na Perspectiva Lógico-Histórica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 13, 1 jun. 2014.