DO PRECONCEITO LGBT PARA A PRÁTICA DE SI

Autores/as

  • Carlos Igor de Oliveira Jitsumori Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Antônio Carlos do Nascimento Osório Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Preconceito, LGBT, Estudantes, Brasil

Resumen

A escola é um espaço de inúmeros confrontos e conflitos. Por isso, esse trabalho incumbiu-se da questão LGBT (que é um alvo dessa questão), de uma escola pública de Rede Estadual de Ensino Médio, do Estado de Mato Grosso do Sul, no município de Campo Grande. O objetivo é demonstrar como os estudantes que se posicionam como LGBT lidam com os preconceitos e exercitam suas práticas de si. Muitos são os dispositivos que provocam a sujeição dos sujeitos. Mesmo diante de diversas práticas que incitam o preconceito os sujeitos estão num exercício de poder e tensão permanentes que provocam saberes e novos modos de existir frente às urgências históricas do cenário escolar. Se a afirmação é que a escola é um espaço por excelência heteronormativo e, por isso, a norma é a heterossexualidade, isso não tem sido o suficiente para coibir os sujeitos LGBT de constituírem outros discursos sobre si e para si. O que esse trabalho mostrará é que a sexualidade, como defende Foucault (2006, 2010) (lastro teórico dessa discussão), é um regulador das práticas humanas. Nesses enfrentamentos o preconceito se torna um dispositivo de poder para as práticas de si.

Biografía del autor/a

  • Carlos Igor de Oliveira Jitsumori, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutorando pelo Programa de Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/2017). Integrante do Grupo de Estudos e de Investigações Acadêmica nos Referenciais Foucaultianos (GEIARF/UFMS); Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

  • Antônio Carlos do Nascimento Osório, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, titular dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Faculdade de Educação) e Psicologia (Faculdade de Ciências Humanas) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Coordenador do Grupo de Estudos nos Referenciais Foucaultianos (GEIARF/CNPq).

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

DE OLIVEIRA JITSUMORI, Carlos Igor; DO NASCIMENTO OSÓRIO, Antônio Carlos. DO PRECONCEITO LGBT PARA A PRÁTICA DE SI. Rascunhos Culturais, [S. l.], v. 12, n. 23, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/rascunhosculturais/article/view/17802. Acesso em: 17 jan. 2026.