DO PRECONCEITO LGBT PARA A PRÁTICA DE SI

  • Carlos Igor de Oliveira Jitsumori Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Antônio Carlos do Nascimento Osório Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Preconceito, LGBT, Estudantes, Brasil

Resumo

A escola é um espaço de inúmeros confrontos e conflitos. Por isso, esse trabalho incumbiu-se da questão LGBT (que é um alvo dessa questão), de uma escola pública de Rede Estadual de Ensino Médio, do Estado de Mato Grosso do Sul, no município de Campo Grande. O objetivo é demonstrar como os estudantes que se posicionam como LGBT lidam com os preconceitos e exercitam suas práticas de si. Muitos são os dispositivos que provocam a sujeição dos sujeitos. Mesmo diante de diversas práticas que incitam o preconceito os sujeitos estão num exercício de poder e tensão permanentes que provocam saberes e novos modos de existir frente às urgências históricas do cenário escolar. Se a afirmação é que a escola é um espaço por excelência heteronormativo e, por isso, a norma é a heterossexualidade, isso não tem sido o suficiente para coibir os sujeitos LGBT de constituírem outros discursos sobre si e para si. O que esse trabalho mostrará é que a sexualidade, como defende Foucault (2006, 2010) (lastro teórico dessa discussão), é um regulador das práticas humanas. Nesses enfrentamentos o preconceito se torna um dispositivo de poder para as práticas de si.

Biografia do Autor

Carlos Igor de Oliveira Jitsumori, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando pelo Programa de Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/2017). Integrante do Grupo de Estudos e de Investigações Acadêmica nos Referenciais Foucaultianos (GEIARF/UFMS); Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Antônio Carlos do Nascimento Osório, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, titular dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Faculdade de Educação) e Psicologia (Faculdade de Ciências Humanas) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Coordenador do Grupo de Estudos nos Referenciais Foucaultianos (GEIARF/CNPq).

Publicado
2021-06-30
Como Citar
de Oliveira Jitsumori, C. I., & do Nascimento Osório, A. C. (2021). DO PRECONCEITO LGBT PARA A PRÁTICA DE SI. Rascunhos Culturais, 12(23). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/rascunhosculturais/article/view/17802