DIREITO À EDUCAÇÃO E POSICIONAMENTO DO JUDICIÁRIO:
DEMANDAS DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
DOI :
https://doi.org/10.21671/yn2yth70Résumé
O direito à educação de estudantes autistas, não raras vezes, tem seu exercício dificultado/impossibilitado em escolas. Isto acaba por gerar demandas ao Judiciário para as mais variadas necessidades destes estudantes. Diante disto, esta pesquisa dedica-se à análise de julgados proferidos pelo Tribunal de Justiça do estado do Rio Grande do Sul, para verificar o posicionamento adotado pelo Judiciário no que concerne à garantia do direito à educação para estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) na educação básica. Este estudo apresenta aos leitores um texto organizado em capítulos sendo que, no primeiro capítulo teórico, foi realizado a apresentação do direito à não discriminação e inclusão. Adiante, no próximo capítulo, remete-se o leitor, em específico, ao direito à educação de estudantes autistas, com considerações de estudiosos e da legislação nacional e internacional. Na sequência são analisados julgados para verificar as demandas existentes, e o posicionamento do Judiciário do RS, precisamente, em julgados do TJ/RS, de modo a responder à pergunta de pesquisa: considerando julgados do Tribunal de Justiça do RS, que posicionamento é adotado pelo Judiciário no que concerne à garantia do direito à educação para estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) na educação básica? Assim será possível compreender de que modo o direito à educação é garantido para estes estudantes.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Direito UFMS- RDUFMSDeclaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.



