A ATIVIDADE DE FOMENTO ADMINISTRATIVO NO BRASIL NO CONTEXTO DO DIREITO ADMINISTRATIVO SOCIAL

  • Albano Busato Teixeira Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Caroline Müller Bitencourt Universidade de Santa Cruz do Sul

Resumo

O presente artigo propõe demonstrar a necessidade de compreensão do fomento pela lente do Direito Administrativo social e do interesse público ao desenvolvimento. Expõe-se, em um primeiro momento, uma contextualização dogmática do fomento, trazendo conceitos dessa atividade e a distinguindo das outras formas de atuação da Administração Pública, tais como o poder de polícia e o serviço público. Posteriormente é abordada a ideia do princípio da subsidiariedade como ideia autorizadora da intervenção do Estado na economia por meio da atividade administrativa de fomento. Por fim, em contraponto ao princípio da subsidiariedade, a atividade administrativa de fomento é abordada pela perspectiva do Direito Administrativo social, o qual é pautado por uma ideia que possibilita a intervenção do Estado na economia para a efetivação de interesses públicos. Assim, confirma-se a hipótese de que a leitura da atividade administrativa de fomento pela lente do princípio da subsidiariedade não coaduna com os ideais previstos na Constituição Federal, devendo realizar a sua interpretação diante do Direito Administrativo social que permite a intervenção do Estado na economia para a efetivação de interesses públicos. O método utilizado é o hipotético-dedutivo e no desenvolvimento o procedimento bibliográfico.

Biografia do Autor

Albano Busato Teixeira, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutorando em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Mestre em Direito das Autarquias Locais pela Universidade do Minho. Professor de Direito na Faculdades João Paulo II - Passo Fundo. Advogado.

Caroline Müller Bitencourt, Universidade de Santa Cruz do Sul

Estágio Pós Doutoral pela PUC Paraná (2019). Doutora em Direito (2012). Mestre em Direito (2009). Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul, vinculada ao PPGD em Direito-Mestrado e Doutorado-UNISC. Chefe do Departamento de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul. Coordenadora do Grupo de pesquisa controle social e administrativo de políticas públicas e serviço público, vinculado ao Cnpq. Advogada.

Publicado
2023-06-20