FAKE NEWS NO CONTEXTO BRASILEIRO:
UMA ANÁLISE DA EFICÁCIA DOS MECANISMOS JURÍDICOS E POLÍTICO-INSTITUCIONAIS NO COMBATE À PROLIFERAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS
DOI:
https://doi.org/10.21671/ng0t5r22Resumo
O presente trabalho se centra em um contexto de constante disseminação de notícias falsas e, consequentemente, de ataques à democracia. Com isso, objetiva investigar os instrumentos jurídicos e político-institucionais existentes no Brasil e a capacidade de frear, de fato, o fenômeno das fake news. Vale-se de abordagem dedutiva e de procedimentos bibliográfico e documental. Como resultado, conclui que o ordenamento jurídico brasileiro ainda não possui legislações específicas sobre o tema e que o projeto de lei nº 2.360/2020, embora importante, não resolve a problemática como um todo. No que tange aos instrumentos político-institucionais, citou-se como exemplo a iniciativa do Senado Federal (“Senado Verifica: fato ou fake?”) e a do governo federal, “Brasil contra fake”. Observou-se que, tal como a legislação, as alternativas institucionais ainda necessitam de reparos. Nesse sentido, a fim de traçar possibilidades para um novo horizonte, a pesquisa propôs a criação de plataformas sociais ou em forma de cooperativas, a fim de que as redes sejam mais democráticas e, assim, dificultem a proliferação de notícias falsas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Direito UFMS- RDUFMSDeclaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.



