DEUS E OS 100 THALERS DE KANT, HEGEL, MARX E FEUERBACH
Resumo
Partindo do apólogo kantiano dos 100 thalers que se encontra na Crítica da Razão Pura e no quadro da crítica à prova ontológica da existência de Deus, podemos constituir uma série teórica inserindo esse texto em um conjunto de quatro críticas articuladas, cujos autores, Kant, Hegel, Feuerbach e Marx, discutem todos o problema da representação. A análise desta sequência filosófica excepcional permite mostrar que Feuerbach se apresenta como ponto de passagem obrigatório no estudo filosófico da representação ao operar a passagem do idealismo ao materialismo. O exemplo kantiano dos cem thalers é para Marx particularmente feliz pois com ele a crítica da representação religiosa estabelece seu parentesco teórico com a crítica da economia política e da representação monetária.
Downloads
Referências
FEUERBACH, Ludwig. Manifestes philosophiques. Trad. de Louis Althusser. Paris: Presses Universitaires France – PUF, 1960.
FEUERBACH, Ludwig. L'essence du christianisme. Trad. de J.-P. Osier. Paris: Maspero, 1968. (reedição Gallimard, “Tel”, 1992).
KANT, Emmanuel. Critique de la raison pure. Trad. J. Barni et P. Archambault. Paris: Flammarion, 1976.
HEGEL, G. W. F. Phénoménologie de l’Esprit. Trad. Hyppolite. Paris: Aubier, 1941.
HEGEL, G. W. F. Leçons sur les preuves de l’existence de Dieu. Trad. J.-M. Lardic. Paris: Aubier 1993.
MARX, Karl. Différence de la philosophie de la nature chez Démocrite et Epicure. Trad. J. Ponnier. Paris: Ducros, 1970.
Copyright (c) 2020 Isabelle Garo; Jadir Antunes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / à autora / aos autores / às autoras.