DEUS E OS 100 THALERS DE KANT, HEGEL, MARX E FEUERBACH

Palavras-chave: Kant. Hegel. Feuerbach. Marx. Prova ontológica da existência de Deus.

Resumo

Partindo do apólogo kantiano dos 100 thalers que se encontra na Crítica da Razão Pura e no quadro da crítica à prova ontológica da existência de Deus, podemos constituir uma série teórica inserindo esse texto em um conjunto de quatro críticas articuladas, cujos autores, Kant, Hegel, Feuerbach e Marx, discutem todos o problema da representação. A análise desta sequência filosófica excepcional permite mostrar que Feuerbach se apresenta como ponto de passagem obrigatório no estudo filosófico da representação ao operar a passagem do idealismo ao materialismo. O exemplo kantiano dos cem thalers é para Marx particularmente feliz pois com ele a crítica da representação religiosa estabelece seu parentesco teórico com a crítica da economia política e da representação monetária.

Biografia do Autor

Isabelle Garo, Liceu Faidherbe

Professora do primeiro superior no Liceu Faidherbe de Lille/França. Autora do livro Marx, une critique de la philosophie (Seuil: Points-Essais, 2000).

Jadir Antunes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Graduação em Economia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), Mestrado em Filosofia (2002) e Doutorado em Filosofia (2005) pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas SP. É Professor Associado da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - na Graduação e no Programa de Mestrado e Doutorado em Filosofia. Tem experiência na área de Ética e Filosofia Política, atuando principalmente em Filosofia Política Moderna e Filosofia Marxista. Email: jdiant@yahoo.com.br. Site pessoal: https://jadirantunes.wordpress.com/. 

Referências

FEUERBACH, Ludwig. Manifestes philosophiques. Trad. de Louis Althusser. Paris: Presses Universitaires France – PUF, 1960.

FEUERBACH, Ludwig. L'essence du christianisme. Trad. de J.-P. Osier. Paris: Maspero, 1968. (reedição Gallimard, “Tel”, 1992).

KANT, Emmanuel. Critique de la raison pure. Trad. J. Barni et P. Archambault. Paris: Flammarion, 1976.

HEGEL, G. W. F. Phénoménologie de l’Esprit. Trad. Hyppolite. Paris: Aubier, 1941.

HEGEL, G. W. F. Leçons sur les preuves de l’existence de Dieu. Trad. J.-M. Lardic. Paris: Aubier 1993.

MARX, Karl. Différence de la philosophie de la nature chez Démocrite et Epicure. Trad. J. Ponnier. Paris: Ducros, 1970.

Publicado
2020-07-08
Como Citar
Garo, I., & Antunes, J. (2020). DEUS E OS 100 THALERS DE KANT, HEGEL, MARX E FEUERBACH. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 5(08), 07 - 22. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/10363
Seção
Artigos