CONSIDERAÇÕES SOBRE O ANDAMENTO DAS IDEIAS E DOS EVENTOS NOS TEMPOS MODERNOS

prefácio e capítulo primeiro

Palavras-chave: TraduXio. Filosofia Francesa. Cournot.

Resumo

Trata-se da tradução do pre´fácio e do capítulo primeiro da obra Considérations sur la Marche des idées et des événements dans les temps modernes (1872), de Augustin Cournot. A tradução da presente obra foi realizada pelo Grupo de Tradução do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília, coordenado pelo professor doutor Philippe Lacour. O grupo se propõe a traduzir regularmente obras de filosofia francesa ainda inéditas em língua portuguesa. O trabalho de tradução é produzido de maneira colaborativa através da plataforma digital TraduXio (https://traduxio.org/).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Philippe Lacour, Universidade de Brasília

Graduação em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne IV (1993), Especialização em Filosofia (1995), Mestrado em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne I (1997) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de Provence Aix Marseille I (2006). Atualmente, é Professor Adjunto 1 na Universidade de Brasilia (Filosofia Geral e Epistemologia) e Diretor de Programa no College International de Philosophie (Paris). Publicou "La nostalgie de l'individuel: essai sur le rationalisme pratique de G.G. Granger" (Ed. Vrin, 2012). Sua experiência na área de filosofia volta-se, sobretudo, na perspectiva da razão prática (teoria normativa, epistemologia das ciências sociais, filosofia da linguagem), com ênfase na tradição hermenêutica e na filosofia francesa contemporânea (Ricoeur, Granger, Passeron). Tem também experiência na área da tecnologia de tradução assistida por computador, com um projeto de plataforma digital de tradução colaborativa de precisão (https://traduxio.org/).

Jade Oliveira Chaia, Universidade de Brasília / Universidade Católica Dom Bosco

Mestranda pelo PPGDL-UCDB (2020/). Graduanda em Filosofia pela Universidade de Brasília (2016/). Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2010/2014).

Felipe Matos Lima Melo, Universidade de Brasília

Mestrando em filosofia política pela Universidade de Brasília, graduado em filosofia bacharelado (2018) e graduado em filosofia licenciatura (2018), ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisa na área de Ética e Filosofia Política, com foco no pensamento político moderno, e em especial na filosofia política de Rousseau e suas continuidades na tradição alemã, como em Kant e Marx. Foi integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de 2015 à 2017 e participa do Grupo de Ética e Filosofia Política da Universidade de Brasília, certificado pelo CNPq, desde 2016.

Manuella Mucury Teixeira, Universidade de Brasília / Université Paris-Diderot (Paris VIII)

Possui graduação em psicologia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB (2014). É graduanda em Filosofia pela Universidade de Brasília. Possui mestrado em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB), na área de Ética e Política, com trabalho sobre a constituição da consciência moral nas obras culturais de Sigmund Freud. Fez estágio doutoral na Université Paris-Diderot (Paris VII), e atualmente faz doutorado cotutela na Université Vincennes Saint-Denis (Paris VIII) e na UnB. Possui experiência como pesquisadora nas áreas de filosofia e psicologia. Atualmente se interessa por história da psicanálise, filosofia moderna, filosofia política e filosofia da psicanálise, especialmente acerca dos problemas da moral, da ética e da cultura. Além disso, atua como psicanalista em consultório particular.

Mariana Mendes Sbervelheri, Universidade de Brasília

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas. Docente. Graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília.

Michelly Alves Teixeira, Universidade de Brasília

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, na linha Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião, pela Universidade de Brasília. Graduada no curso de bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de Brasília (2014/2018). Desde os primeiros meses acompanhou atividades extra-curriculares e Grupos de Estudo com especialistas em diferentes linhas de pensamento nas áreas de História da Filosofia contemporânea, Filosofia Política e Estética. Participou, já no primeiro ano da graduação de evento nacional, apresentando comunicação em áreas de interesse. Desenvolveu, entre os anos de 2015 a 2018, Projeto de Iniciação Científica (PIBIC), sob orientação do Professor Dr. Gilberto Tedeia. Possui interesse pela Filosofia Moderna, Contemporânea e Ética e Filosofia Política.

Referências

COURNOT, Antoine-Augustin. Considérations sur la marche des idées et des evenements dans les temps modernes. Tome 1. Paris: Hachette, 1872.

Publicado
2020-12-20
Como Citar
Cournot, A., Thierry Lacour, P. C., Oliveira Chaia, J., Matos Lima Melo, F., Mucury Teixeira, M., Mendes Sbervelheri, M., & Alves Teixeira, M. (2020). CONSIDERAÇÕES SOBRE O ANDAMENTO DAS IDEIAS E DOS EVENTOS NOS TEMPOS MODERNOS. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 5(09), 156 - 173. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/12163
Seção
Traduções

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)