FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E A DEFESA DA DEMOCRACIA

considerações a partir de Martha Nussbaum

Palavras-chave: Democracia. Educação Democrática. Cidadania Responsável. Humanidades.

Resumo

No artigo a seguir, expõe-se o pensamento da filósofa Martha Nussbaum, sobretudo seu intransigente posicionamento de que a educação tem por tarefa básica a formação de cidadãos responsáveis por defender a democracia, ao mesmo tempo que se compreendam como cidadãos do mundo. O objetivo é investigar tais conceitos, buscando compreender de que modo a educação pode contribuir para tal intento. A obra básica analisada é o livro Sem fins lucrativos: porque a democracia precisa das humanidades, defendida aqui como um importante material para acessar conceitos teórico-filosóficos relevantes, ao mesmo tempo que se constitui num recurso para o diálogo com um público para além da academia, o que de modo algum atenua sua importância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelsi Kistemacher Welter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1995), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é professora adjunta - nível "d" da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e atua na Graduação e na Pós-Graduação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política. Coordena projetos de extensão, dentre eles os projetos de web rádio nas escolas públicas de Toledo e a Rede de Saberes, projeto de extensão entre Unioeste e Secretaria de Cultura do Município de Toledo.

Referências

DALBOSCO, Claudio Almir. Educação superior e os desafios da formação para a cidadania democrática. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 20, n. 1. p. 123-142, mar. 2015.

FREITAS, Antònio Sérgio Cortinhas de. Igualdade de oportunidades: a justiça pela Educação Democrática. O problema da educação na justiça como equidade de Rawls. Portugal. 134 p. [Dissertação em Filosofia Política]. Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade de Minho, 2016. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/44386. Acesso em: 22 set. 2020.

NUSSBAUM, Martha. Educação para o lucro, Educação para a Liberdade. Trad. Fernando Cardoso. Revista Redescrições – Revista online do GT de Pragmatismo e Filosofia Norte-americana da Anpof. v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/Redescricoes/article/view/14390/9627. Acesso em: 16 set. 2020.

NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

PÉCORA, Alcir. Apresentação à edição brasileira. In: NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Martins Fontes, 2015. p. IX-XVII.

PÉCORA, Alcir. Resumo do livro Sem Fins Lucrativos. Revista Ensino Superior Unicamp, Campinas. p. 96-98, out. 2011. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/livros/por-que-a-democracia-precisa-das-humanidades. Acesso em: 08 set. 2020.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Trad. Jussara Simões. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

SEN, Amartya. A ideia de justiça. Trad. Ricardo Doninelli Mendes e Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

WESTBROOK, Robert B. et al (org.). John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

Publicado
2021-09-14
Como Citar
Kistemacher Welter, N. (2021). FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E A DEFESA DA DEMOCRACIA. Eleuthería - Revista Do Mestrado Profissional Em Filosofia Da UFMS, 6(11), 150 - 168. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/12831
Seção
Artigos