FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E A DEFESA DA DEMOCRACIA

considerações a partir de Martha Nussbaum

Autores

Palavras-chave:

Democracia. Educação Democrática. Cidadania Responsável. Humanidades.

Resumo

No artigo a seguir, expõe-se o pensamento da filósofa Martha Nussbaum, sobretudo seu intransigente posicionamento de que a educação tem por tarefa básica a formação de cidadãos responsáveis por defender a democracia, ao mesmo tempo que se compreendam como cidadãos do mundo. O objetivo é investigar tais conceitos, buscando compreender de que modo a educação pode contribuir para tal intento. A obra básica analisada é o livro Sem fins lucrativos: porque a democracia precisa das humanidades, defendida aqui como um importante material para acessar conceitos teórico-filosóficos relevantes, ao mesmo tempo que se constitui num recurso para o diálogo com um público para além da academia, o que de modo algum atenua sua importância.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nelsi Kistemacher Welter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1995), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é professora adjunta - nível "d" da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e atua na Graduação e na Pós-Graduação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política. Coordena projetos de extensão, dentre eles os projetos de web rádio nas escolas públicas de Toledo e a Rede de Saberes, projeto de extensão entre Unioeste e Secretaria de Cultura do Município de Toledo.

Referências

DALBOSCO, Claudio Almir. Educação superior e os desafios da formação para a cidadania democrática. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 20, n. 1. p. 123-142, mar. 2015.

FREITAS, Antònio Sérgio Cortinhas de. Igualdade de oportunidades: a justiça pela Educação Democrática. O problema da educação na justiça como equidade de Rawls. Portugal. 134 p. [Dissertação em Filosofia Política]. Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade de Minho, 2016. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/44386. Acesso em: 22 set. 2020.

NUSSBAUM, Martha. Educação para o lucro, Educação para a Liberdade. Trad. Fernando Cardoso. Revista Redescrições – Revista online do GT de Pragmatismo e Filosofia Norte-americana da Anpof. v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/Redescricoes/article/view/14390/9627. Acesso em: 16 set. 2020.

NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

PÉCORA, Alcir. Apresentação à edição brasileira. In: NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Martins Fontes, 2015. p. IX-XVII.

PÉCORA, Alcir. Resumo do livro Sem Fins Lucrativos. Revista Ensino Superior Unicamp, Campinas. p. 96-98, out. 2011. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/livros/por-que-a-democracia-precisa-das-humanidades. Acesso em: 08 set. 2020.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Trad. Jussara Simões. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

SEN, Amartya. A ideia de justiça. Trad. Ricardo Doninelli Mendes e Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

WESTBROOK, Robert B. et al (org.). John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

Downloads

Publicado

2021-09-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KISTEMACHER WELTER, Nelsi. FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E A DEFESA DA DEMOCRACIA: considerações a partir de Martha Nussbaum. Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 150–168, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/12831. Acesso em: 20 fev. 2026.