FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E A DEFESA DA DEMOCRACIA

considerações a partir de Martha Nussbaum

Résumé

No artigo a seguir, expõe-se o pensamento da filósofa Martha Nussbaum, sobretudo seu intransigente posicionamento de que a educação tem por tarefa básica a formação de cidadãos responsáveis por defender a democracia, ao mesmo tempo que se compreendam como cidadãos do mundo. O objetivo é investigar tais conceitos, buscando compreender de que modo a educação pode contribuir para tal intento. A obra básica analisada é o livro Sem fins lucrativos: porque a democracia precisa das humanidades, defendida aqui como um importante material para acessar conceitos teórico-filosóficos relevantes, ao mesmo tempo que se constitui num recurso para o diálogo com um público para além da academia, o que de modo algum atenua sua importância.

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Biographie de l'auteur

Nelsi Kistemacher Welter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1995), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é professora adjunta - nível "d" da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e atua na Graduação e na Pós-Graduação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política. Coordena projetos de extensão, dentre eles os projetos de web rádio nas escolas públicas de Toledo e a Rede de Saberes, projeto de extensão entre Unioeste e Secretaria de Cultura do Município de Toledo.

Références

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Publiée
2021-09-14
Rubrique
Artigos