PARA A HISTÓRIA DO PRIMEIRO CAPÍTULO DE O CAPITAL DE MARX (1929)
segunda parte
Resumo
Em Para a Crítica da Economia Política Marx ainda não realizara uma distinção clara entre valor e valor de troca. Marx traça essa distinção numa forma clara e precisa no primeiro capítulo do primeiro volume de O Capital. O que teria convencido Marx a olhar mais de perto essa questão? Ao que parece, ele foi persuadido a fazê-lo pela necessidade de defender a teoria do valor-trabalho dos ferozes ataques de [Samuel] Bailey. O artigo analisa as críticas de Marx a Bailey nas Teorias da Mais-Valia e demonstra como tais críticas levaram Marx a retrabalhar a exposição do capítulo I de O Capital.
Downloads
Referências
BAILEY, S., 1825, A Critical Dissertation on the Nature, Measures, and Causes of Value; Chiefly in Reference to the Writing of Mr. Ricardo and his Followers. London: R. Hunter.
BROADHURST, J., 1842, Political Economy. London: Hatchard and Son.
MARX, K., 1968, Theories of Surplus-Value (Volume IV of Capital), vol. II. Moscow: Progress Publishers.
MARX, K., 1970, A Contribution to the Critique of Political Economy. Moscow: Progress Publishers.
MARX, K., 1971, Theories of Surplus-Value (Volume iv of Capital), Volume iii. Moscow: Progress Publishers.
MARX, K., 1976, Capital: A Critique of Political Economy, Volume i, introduced by Ernest Mandel, translated David Fernbach. London: Penguin.
MARX, K., 1983, Das Kapital (1867). In MEGA2, II.5, Berlim: Dietz.
MARX, K., 1989, Das Kapital (1883). In MEGA2, II.8, Berlim: Dietz.
Copyright (c) 2022 Rafael de Almeida Padial
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / à autora / aos autores / às autoras.