A DOUTRINA DO CAPITAL DE RICARDO
Resumo
Abaixo segue curto manuscrito que estava em duas cadernetas de estudo [de Rubin], escritas pelo acadêmico durante seu exílio em Aktobe, salvas para nós por sua irmã, sua filha Mariya e seu filho Valentin. O manuscrito é intitulado A doutrina do capital de Ricardo. Ele foi escrito durante 1936-1937 como uma espécie de ensaio no qual o acadêmico compara as visões dos dois excepcionais economistas ingleses – D. Ricardo e A. Smith – a respeito do capital. Parece que Rubin escrevia esse manuscrito para a sua própria satisfação; ele necessitava de uma válvula de escape, uma garantia de que era capaz de fazer pesquisa no exílio. Quanto a seu nível científico, o manuscrito tem literalmente o mérito e a profundidade de suas obras acadêmicas dos anos 1920. Ele sem dúvida chamará a atenção de economistas e historiadores como um registro final da atividade criativa de Rubin (Nota inicial da edição em inglês, por L. L. Vasina e Ya. G. Rokityanskii).
Downloads
Referências
MARX, K. Capital: livro II. New York: International Publishers, 1972.
RICARDO, D. On the principles of political economy and taxation. In: Works. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
Copyright (c) 2024 Rafael de Almeida Padial
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / à autora / aos autores / às autoras.