FOUCAULT E O NASCIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA A PARTIR DAS PRÁTICAS JURÍDICAS

Résumé

Este trabalho analisa como Michel Foucault, através de uma pesquisa de perspectiva genealógica, mostra a emergência das formas racionais de produção da verdade na Modernidade a partir das práticas judiciárias medievais. As práticas políticas de dominação feudais possibilitaram ao soberano vencedor se apoderar das práticas judiciárias e institucionalizar o Direito como instrumento de poder do Estado. O método investigativo de aferição da verdade inventado para a nova forma jurídica foi o inquérito, inquisitio. Este, então, acabou por tornar-se a forma ou modelo geral de produção da verdade não apenas no campo do Direito e das práticas judiciárias, mas, também, em todas as demais formas de saber racionais, filosóficas e científicas modernas até o Século das Luzes. Tal forma de produção da verdade produziu seus efeitos que são sentidos em grande medida ainda na contemporaneidade.

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Bibliographies de l'auteur

Jair Antunes, Universidade Estadual do Centro-Oeste

É Professor Associado de Filosofia na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO-PR. Graduado em História (UEG - 2001) e em Direito (UEPG - 2019). Possui Mestrado (2003), Doutorado (2007) e Pós-Doutorado (2017) em Filosofia pela UNICAMP. Pesquisa e orienta trabalhos de graduação e pós-graduação nas áreas de filosofia, história e ciências jurídicas.

Anderson Prado, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em História Latino-Americana pela UNISNOS-RS e professor do IFPR-Irati. Possui graduação em Historia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2007) e Mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo (2010). Tem experiência na área de Teoria da História, Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas:História e Imprensa; Imigrações; América; História do Trabalho; Educação e História 

Angela Caciano, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Centro-Oeste-PR. É graduanda no curso de Bacharelado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e mestranda no programa de mestrado profissionalizante em História, ProfHistória, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; é especialista em filosofia no Ensino Médio pela UFPR; possui experiência como professora, na área de História, junto a Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Atualmente possui vínculo como bolsista da Fundação Araucária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no período 2019/2020.

Références

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Publiée
2020-12-20
Rubrique
Artigos