TECNOLOGIA, POLÍTICA E HERMENÊUTICA
Resumo
Este artigo pretende mostrar o aspecto político do pensamento de Hans-Georg Gadamer. Apesar de ele ser comum- e corretamente associado à filosofia hermenêutica e à fenomenologia, é possível reconhecer em seus escritos críticas de cunho político e social, especialmente no que se refere à ciência e às consequências do desenvolvimento tecnológico. Basta pensar, por exemplo, que o horizonte de Verdade e Método, sua obra principal, é uma crítica ao método científico e, assim, à própria ciência e a sociedade que por ela é conformado. Além de Verdade e Método, o livro O caráter oculto da saúde, conjunto de 13 (treze) artigos que trazem reflexões complementares a essa temática acerca da ciência, da política e da sociedade da técnica, fomentam a reflexão, que pode ser dividida em duas partes. A primeira se baseia no esclarecimento propedêutico de temas e conceitos relacionados à ciência - e ao conhecimento não científicos. A segunda se propõe a apresentar 7 (sete) críticas concretas que Gadamer faz às implicações político-sociais do desenvolvimento tecnológico.
Downloads
Referências
GADAMER, H-G. Esquisses herméneutiques : essais et conférences. Traduction de Jean Grondin. Paris : Vrin, 2004.
______. Hermeneutik I: Wahrheit und Methode: Grundzüge einer philosophischen Hermeneutik. Tübingen: Mohr, 1999a. (Gesammelte Werke 1).
______. Hermeneutik II: Wahrheit und Methode: Ergänzungen und Register. Tübingen: Mohr, 1999b. (Gesammelte Werke 2).
______. O mistério da saúde: o cuidado e a arte da medicina. Título original: Über die
Verborgenheit der Gesundheit – Aufsätze und Vorträge. Tradução de Antônio Hall. Lisboa: Edições 70, 2009.
______. Philosophie de la Santé (Über die Verborgenheit die Gesundheit – Aufsätze und Vorträge). Traduit de l’allemand par Marianne Dautrey. Paris: Grassset-Mollat, 1998.
______. The Heritage of Hegel. In: Reason in the Age of Science. Cambridge: MIT Press, 1982, pp.38-68.
HAN, B-C. In the swarm. Translated by Erik Butler. Cambridge: MIT Presses, 2017.
______. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Ed.Vozes, 2019.
HEIDEGGER, M. A questão da técnica. In: Cadernos de Tradução da USP, n. 2). Tradução de Die Frage nach der Technik, 1954. São Paulo: USP, 1997.
ZUBOFF, S. Big other: surveillance capitalism and the prospects of an information
civilization. In: Journal of Information Technology 30, pp. 75–89, 2015.
______. The age of surveillance capitalism: the fight for a human future at the new frontier of power. New York: Public Affairs, 2019.
Copyright (c) 2023 Paula Furtado Goulart
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / à autora / aos autores / às autoras.