EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DO CAMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO, INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE, COM OS PRIMEIROS CURSOS BINACIONAIS ENTRE BRASIL E URUGUAI

  • MIGUEL ANGELO PEREIRA DINIS Instituto Federal Sul-riograndense
  • PAULO HENRIQUE ASCONAVIETA DA SILVA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar as experiências dos cursos binacionais do Câmpus Santana do Livramento do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense,realizados em parceria com o Consejo de Educaión Técnico Profesional – Universidad Del Trabajo Del Uruguay, assim como descrever alguns desafios encontrados e estratégias adotadas para essas situações. Muitas situações que seriam eventuais em escolas convencionais são cotidianas no câmpus Santana do Livramento do IFSul. O caminho percorrido através desse projeto pioneiro poderá auxiliar outras iniciativas de educação de fronteira.

Biografia do Autor

MIGUEL ANGELO PEREIRA DINIS, Instituto Federal Sul-riograndense

Coordenador de Assuntos Binacionais e Professor dos cursos binacionais no Câmpus de Santana do Livramento do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Mestre em Engenharia e Tecnologia de Software (Universidad de Sevilla, 2010), especialista em Tecnologia e Educação a Distância (UNICID, 2011) e graduado em Informática (URCAMP, 2006). E-mail: migueldinis@ifsul.edu.br

PAULO HENRIQUE ASCONAVIETA DA SILVA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.
Professor e ex-diretor-geral do campus Santana do Livramento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Doutor em Ciência da Computação (UFRN), mestre em Tecnologia (UTFPR), especialista em Educação (UnB), bacharel em Análise de Sistemas (UCPel) e licenciado em Informática (CEFETRS).
Publicado
2016-12-11
Seção
Dossiê: Educação e Cooperação nas Fronteiras Brasileiras