A ESCRITA CRIATIVA: Instrumento de desenvolvimento de funções mentais e de compreensão e aceitação de/entre culturas fronteiriças

  • Beatriz Xavier Flandoli Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Maria Vasconcelos Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Neste artigo, apresenta-se pesquisa em andamento cujo objetivo, sob a teoria de Vigotski, é promover e analisar processos e resultados da escrita criativa como expressão e elaboração do pensamento e como constituinte de funções psicológicas superiores que dependem da interiorização dos elementos mediadores propiciados pela escolarização. A cultura proporciona experiências ligadas a diversas formas de expressões artísticas e culturais, como forma de estímulo à produção de textos criativos, considerando que o aprimoramento deste bem social que é a escrita, possibilita a transformação das formas de expressão da consciência e da própria realidade social, inclusive em ambiente e contexto fronteiriço.

Biografia do Autor

Beatriz Xavier Flandoli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Profa. do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal
Ana Maria Vasconcelos Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Profa. do Curso de Psicologia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal
Publicado
2015-05-22
Seção
DOSSIÊ: FRONTEIRA, IDENTIDADE E TERRITÓRIO