PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFMS: A INSERÇÃO PROFISSIONAL

  • Deyvid Tenner de Souza Rizzo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rogerio Zaim de Melo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: inserção profissional, mercado de trabalho, universidade, educação física.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa realizada com 29 acadêmicos egressos das quatro primeiras turmas de Educação Física do CPAN, objetiva analisar os aspectos da inserção profissional desses egressos e criar um perfil para esses sujeitos, compreendendo suas perspectivas profissionais para o futuro. Utilizou-se um questionário online que procurou obter informações referentes à sua inserção profissional. Os dados apontaram que a maioria dos egressos atua na área profissional de interesse, predominantemente na docência na educação básica, contudo, alguns fatores levaram parte dos egressos a ampliar seus currículos para intervenções profissionais em diversas áreas que não se restringem a Educação Física Escolar.

Biografia do Autor

Deyvid Tenner de Souza Rizzo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro - UTAD (2017) -
reconhecido no Brasil pelo Programa de Doutoramento em Educação Física-UPE/UFPA. Mestrado em Educação
pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2013). Especialização em Educação Física Adaptada e
Inclusiva (IESNA, 2010) e Metodologia e Didática do Ensino Superior (MAFSUL, 2018); Graduação em Educação
Física pela Faculdade de Administração de Fátima do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto do Curso de
Educação Física na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - CPAN. Tem interesse em temas
relacionados à Pedagogia do Esporte, em especial no papel do professor de Educação Física.
Rogerio Zaim de Melo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
ossui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutorado em Ciências Humanas, Educação pela Puc-Rio (2017). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar e Cultura Lúdica É docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso Sul (UFMS) - Câmpus do Pantanal, desde agosto de 2010. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Lúdica, Circo e Educação Física (CLUCIEF).

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Publicado
2019-06-18