PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFMS: A INSERÇÃO PROFISSIONAL
Resumo
Trata-se de uma pesquisa realizada com 29 acadêmicos egressos das quatro primeiras turmas de Educação Física do CPAN, objetiva analisar os aspectos da inserção profissional desses egressos e criar um perfil para esses sujeitos, compreendendo suas perspectivas profissionais para o futuro. Utilizou-se um questionário online que procurou obter informações referentes à sua inserção profissional. Os dados apontaram que a maioria dos egressos atua na área profissional de interesse, predominantemente na docência na educação básica, contudo, alguns fatores levaram parte dos egressos a ampliar seus currículos para intervenções profissionais em diversas áreas que não se restringem a Educação Física Escolar.
Referências
ANTUNES, A.C. Mercado de trabalho e educação física: aspectos da preparação profissional. Rev. Educ., 10:141-9. 2007.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES nº 400/2005, de 24 de novembro de 2005. Consulta sobre a aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Educação Física (licenciatura) tendo em vista a Resolução CONFEF nº 94.2005.
CANDIDO, L. DE O.; ROSSIT, R. A. S.; OLIVEIRA, R. C. DE. Inserção profissional dos egressos de um curso de Educação Física com ênfase na formação em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, v. 16, n. 1, p. 305–318, 11 dez. 2017.
CORSI, A. M. Dificuldades de professoras iniciantes e condições de trabalho nas escolas. In: Lima EF, organizador. Sobrevivências: no início da docência. Brasilia: Lïber Livro; 2006. p.53-65.
FEITOSA, W. M. N.; NASCIMENTO, J. V. As competências específicas do profissional de educação física que atua na orientação de atividades físicas. Rev. Bras. Cien. Mov. 11:19-26. 2003.
GALINDO, A. G. Mercado de trabalho da educação física: um breve ensaio sobre os impactos da regulamentação profissional. Ciclo de palestras da Semana do Profissional de Educação Física; 2005; Macapá, BR. 2005. Macapá: Secretaria Estadual de Desporto e Lazer; 2005.
GAMBARDELLA, A. M. D.; FERREIRA, C. F.; FRUTUOSO, M. F. P. Situação profissional de egressos de um curso de nutrição. Rev Nutr. 13:37-40, 2000.
GASPAR, R. A. Os campos de atuação do egresso do curso de Educação Física da UFSC após a fragmentação em licenciatura e bacharelado: diferenças e regularidades. Dissertação de Mestrado—Programa de Pós-Graduação em Educação: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.
GÜNTHER, M. C. C.; MOLINA NETO, V. Formação permanente de professores de educação física na rede municipal de ensino de Porto Alegre: uma abordagem etnográfica. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 85- 91, jan./ jun. 2000.
ILHA, F. R. S. O curso de licenciatura em educação física e os desafios da formação profissional: o processo de ensinar e aprender a docência [dissertação]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria, 2010.
LIMENA, M. M. C.; RODRIGUES, M. L. Metodologias multidimensionais em ciências humanas. Brasília: Liber Livro, 2006.
MELO, S.L.; BORGES, L. O. A transição da universidade ao mercado de trabalho na ótica do jovem. Psicol Ciênc Prof. 27:376-95, 2007.
MARIANO, A. L. S. O início da docência e o espetáculo da vida na escola: abrem-se as cortinas. In: Lima EF, organizador. Sobrevivências: no início da docência. Brasilia: Lïber Livro; 2006. p.17-26.
MENDES, A. D. Atuação profissional e condições de trabalho do educador físico em academias de atividades físicas [dissertação]. Brasília (DF): Universidade de Brasília, 2010.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC/ABRASCO, 2004.
OLIVEIRA, A. A. B. A formação profissional em educação física: legislação, limites e possibilidades. In: SOUZA NETO, S.; HUNGER, D. Org. Formação profissional em educação física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética, 2006.
PALMA, Alexandre; JARDIM, Silvia; LUIZ, Ronnir Ragio; SILVA FILHO, Ferreira da. Trabalho e saúde: o caso dos professores de educação física que atuam em academias de ginástica. Cadernos IPUB (UFRJ), v. XIII, p. 11-30, 2007
PEREIRA, M. P. V. DE C.; PEREIRA, D. C.; FARIAS, G. O. Egressos dos cursos de licenciatura em educação física: um estudo de revisão. Kinesis, v. 35, n. 3, 13 dez. 2017.
PRONI, M. W. Universidade, profissão educação física e o mercado de trabalho. Motriz, 16:788-98. 2010.
RAMOS, G.; GONÇALVES, J. L.; PASCHOALINO, L. C.; SANTOS, L. Egressos do curso de educação física da Universidade Federal de São Carlos (1997-2003): formação e atuação. Mov Percepc. 9:249-65, 2008.
SALLES, W. DAS N.; FARIAS, G. O.; NASCIMENTO, J. V. Inserção profissional e formação continuada de egressos de cursos de graduação em Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 3, p. 475–486, set. 2015.
SANTANA, V. I. T.; PEREIRA, L. M. R. Atuação profissional dos egressos de um curso de nutrição. Rev Interdiscip Novafapi. 3:24-8, 2010.
SOARES, J. L. Percepções dos alunos egressos sobre a formação no curso de educação física modalidade a distância da Universidade de Brasília. Dissertação de Mestrado—Brasília: Universidade de Brasília, 2016.
SOUZA, S. C.; LOCH, M. R. Intervenção dos profissionais de educação física nos núcleos de apoio à saúde da família em municípios do Norte do Paraná. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 16:5-10, 2011.
STEINHILBER, J. Inserção mercadológica dos egressos das Instituições de Ensino Superior de Educação Física do Estado do Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro (RJ): Universidade Castelo Branco; 1999.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
THOMAS, JERRY R.; NELSON, JACK K.; SILVERMAN, STEPHEN J. Método de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
VELOSO, J. M.; MOURÃO, M. G. M.; MACIEL, R. C.; GOMES, M. C. S.; SOARES W. D. O professor de educação física: uma análise da valorização profissional e social. Lect Educ Fís Deportes. 144:1, 2010.