Eventos em Educação Matemática: contribuições para a formação continuada na universidade

Resumo

Este texto tem como objetivo divulgar e relatar as ações do projeto Eventos em Educação Matemática vinculado ao Programa de Extensão Da Licença do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense. O projeto tem como objetivo geral proporcionar oportunidades de intercâmbio e socialização de informações, saberes e experiências entre profissionais atuantes em Matemática e/ou em Educação Matemática.

As avaliações em larga escala como o PISA vêm apontando problemas na qualidade da Educação brasileira, principalmente no que diz respeito ao ensino e a aprendizagem da Matemática (BRASIL, 2019). Com frequência, esses problemas são creditados à formação dos professores. Mesmo que a formação inicial na universidade dê ao futuro professor instrumentos para sua ação, este processo não possui um caráter terminal.

Na perspectiva de Ponte (1994, p.11), “o professor está longe de ser um profissional acabado e amadurecido no momento em que recebe a sua habilitação profissional”. Entretanto, “os conhecimentos e competências adquiridos antes e durante a sua formação inicial são manifestamente insuficientes para o exercício das suas funções ao longo de toda a carreira” (p.11). Dessa forma, “[...] o desenvolvimento profissional é assim uma perspectiva em que se reconhece a necessidade de crescimento e de aquisições diversas” (p.11) em um processo que é permanente.

Portanto, entendemos que professores da educação básica e alunos de cursos de Matemática, independentemente da boa adequação do currículo e de sua formação, necessitam de uma visão integrada e atualizada de conteúdos, metodologias, práticas e pesquisas realizadas na área de Ensino de Matemática e afins. São essas experiências que o Projeto Eventos em Educação Matemática pretende proporcionar aos alunos licenciandos e bacharelandos em Matemática, aos alunos de cursos de Especialização no Ensino de Matemática e aos professores da educação básica. Nossos princípios estão baseados no fato de que profissionais de educação e licenciandos (futuros educadores) necessitam constantemente (re)pensar e aperfeiçoar sua prática docente.

As ações são realizadas por meio de: exposições e palestras livres, explorando ou introduzindo um tema não contemplado pelos currículos convencionais da graduação em Matemática, relacionados à Matemática e seu ensino e/ou à um campo de pesquisa em Educação Matemática ou áreas afim; conversas com estudantes, com apresentação de trabalhos de monitoria, projetos de iniciação científica, TCC, monografias, dissertações e teses de alunos de Licenciatura em Matemática e cursos de pós graduação, que relatarão sobre seu trabalho e sua trajetória de pesquisa; oficinas, com atividades envolvendo manipulação de material concreto ou com uso de tecnologia, objetivando servir como instrumento adicional educativo 'extracurricular e/ou informal' de contribuição à formação de professores.

Considerando o período pandêmico que vivemos por conta do Covid-19, desde o ano de 2020 nossas ações são realizadas virtualmente, contando com participantes de todos os estados brasileiros e também de outros países, como Angola, Colômbia e Portugal. Desde o início do distanciamento social, foram realizados 46 eventos, transmitidos ao vivo no canal do YouTube ou realizados em salas virtuais do Google Meet. Ademais, para mantermos contato com nosso público, contamos com grupos no Whatsapp e um canal no Telegram que somam juntos mais de 700 participantes, além do perfil do Instagram com mais de 700 seguidores e 120 publicações, e o Facebook, com cerca de 1500 seguidores.

Em consonância com Perez (2004), consideramos o desenvolvimento profissional do professor pesquisador e a prática reflexiva como dois dos principais eixos que devem nortear a formação inicial e continuada do professor. As atividades realizadas pelo Projeto Eventos em Educação Matemática estão relacionadas a resultados de pesquisas em Educação Matemática e/ou a experiências docentes no ensino de matemática que têm contribuído efetivamente para o processo de formação continuada de professores de matemática, bem como para formação inicial dos licenciandos de matemática da universidade.

 

Referências

BRASIL. Relatório Brasil no Pisa 2018. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em 05 set. 2021.

PEREZ. G. Prática reflexiva do professor de matemática. In: BICUDO, M. A.; BORBA, M. de C. Educação Matemática. Pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.

PONTE, J. P. O desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Educação e Matemática, Lisboa, n. 31, 1994, p. 9-12 e 20.

Publicado
2021-10-15