Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 15 n. 1 (2021): Anais do XV SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática
Publicado:
2021-11-10
Uma análise das sub-temáticas e as metodologias presentes nos artigos sobre a Etnomatemática do XIII ENEM
Adriana Lauxen, Suzete Rosana de Castro Wiziack
1-12
PDF
Pela internet: pesquisa em Educação Matemática e a netnografia
Alessandra dos Santos da Silva , Luzia Aparecida de Souza
1-13
PDF
O que pode a infância? Revoluções de encontros em uma escola de Educação Infantil
Amanda Silva de Medeiros , Suely Scherer
1-12
PDF
Indícios de um olhar para as teses e dissertações que utilizaram as narrativas de agentes educacionais entre as fontes mobilizadas em pesquisa
Ana Maria de Almeida
1-12
PDF
Matemática(s) e produções de vídeos: quem são os protagonistas?
André Luiz Oliveira Capoano, Larissa Beatriz Molgora
1-12
PDF
Cálculo mental com números racionais: um estudo com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental
Andressa Coelho, José Luiz Magalhães de Freitas
1-13
PDF
Com quantas premissas se faz um fundamento? (ou: que pode uma ficção em um cenário de formação de professores?)
Bruna Letícia Nunes Viana, João Ricardo Viola dos Santos
1-13
PDF
Programas assistenciais: benefícios e permanência para o ingresso de licenciatura em Matemática do Centro Universitário São Camilo – ES
Bruno Fonseca Coelho, Adriele Costa Iendez, Elemilson Barbosa Caçandre
1-12
PDF
Estatística com projetos: experiência no sétimo ano
Carlos Alexandre Silva dos Santos, João Feliz Duarte de Moraes
1-11
PDF
Mapeamento de teses e dissertações sobre a escola da autoria e a disciplina projeto de vida
Carolina Moraes Lino, Carla Regina Mariano da Silva
1-11
PDF
Valorização do discurso para a aprendizagem em geometria: um estudo com acadêmicos de um curso de Matemática
Cleide Ribeiro Mota Arinos, Everton Luiz de Oliveira, José Luiz Magalhães de Freitas
1-12
PDF
Uma pesquisa sobre alfabetização de adultos na EJA: primeiros diálogos com Paulo Freire e uma perspectiva decolonial
Endrika Leal Soares
1-11
PDF
Trabalhos que versam sobre o ensino de geometria no século XIX – análises e apontamentos
Ewerton Echeverria de Oliveira, Thiago Pedro Pinto
1-11
PDF
Trabalho docente na pandemia do Covid-19: não paramos!
Fabio Antunes Brun de Campos
1-13
PDF
Transformações geométricas no Ensino Médio: mediação com o Geogebra
Fabíola de Souza Leal Antunes, Fabio Antunes Brun de Campos
1-13
PDF
Conhecimento matemático nos cursos presenciais de licenciatura em Matemática e no currículo da Educação Básica em Rondônia
Fabiola Gomes de Souza, Eliana Alves Pereira Leite
1-12
PDF
Traços históricos do método intuitivo no ensino brasileiro (1890 - 1930)
Jaqueline Gonçalves de Souza, Klinton Pinheiro Sales, Laís Carvalho Vieira
1-12
PDF
Tecnologias digitais como um jogo de linguagem constituído a partir da formação inicial do professor de Matemática
Jéssica de Lima Santos, Júlio César Gomes de Oliveira
1-12
PDF
O ensino de Geometria Plana em aulas online sob a perspectiva de Vygotsky por meio do software Sketchup
João Ricardo Chiodi, Sonner Arfux de Figueiredo
1-12
PDF
O conteúdo de estatística proposto em duas coleções de livros didáticos: discussões de cunho conceitual e técnico em detrimento de discussões de questões sociais, como o racismo
Júlio César Gomes de Oliveira, Ricardo Gomes Assunção
1-12
PDF
Uma análise dos saberes presentes na edição da Revista Integração “A Evolução do Pensamento Matemático”
Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite, Edilene Simões Costa dos Santos, Laura Silva Dias
1-11
PDF
Desafios à utilização da linguagem matemática por professores que ensinam Matemática: algumas inquietações iniciais
Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira
1-9
PDF
Reflexões sobre o uso de smartphones na Educação Matemática a partir de produções do TEDIMEM: movimentos e novas direções
Larissa Beatriz Molgora, Thainá do Nascimento, Aparecida Santana de Souza Chiari
1-12
PDF
Histórias e atravessamentos de professores de Matemática da Educação Básica durante a pandemia
Leonor Fernanda Volpato de Moraes
1-13
PDF
O saber da experiência de um professor de Matemática da educação de jovens e adultos em tempos de pandemia
Lilian Oliveira Daniel
1-12
PDF
O ensino da Matemática escolar a partir das concepções de um colégio salesiano feminino
Luciani Coelho Guindo Mendes, Edilene Simões Costa dos Santos
1-12
PDF
Corpo e a Matemática: construções e desconstruções numa sala de aula de 6º ano
Maria Aparecida de Souza Leonardo
1-8
PDF
Sequência didática utilizando o software Geogebra: uma experiência com professores da Rede Estadual de Educação
MARINILDO DE LEÃO, ELIZABETH PIMENTEL
1-11
PDF
A Matemática na Educação Infantil: mapeamento de teses e dissertações no período de 2010 a 2020
Michelle Hikari Nakashita, Sheila Denize Guimarães Barbosa
1-12
PDF
Disciplinas de geometria nas grades curriculares de cursos de licenciatura em Matemática de universidades federais
Person Gouveia, Thiago Pedro Pinto
1-12
PDF
Minha culpa, minha tão grande culpa: processos de exclusão pela Matemática
Ricardo Gomes Assunção, Márcio Antônio da Silva
1-11
PDF
Modelagem Matemática nos anos iniciais: percepções de futuros professores
Rosângela Kowalek
1-13
PDF
Atravessamentos e dificuldades no caminho da pesquisa realizada de forma remota
Silviane de Queiroz Caixeta Christian Ramos
1-11
PDF
Os entraves e as superações de estudantes ao utilizarem smartphones em aulas de Matemática
Vanuza Camargo Durães, Aparecida Santana de Souza Chiari
1-14
PDF
Como as histórias em quadrinhos podem ser vistas (para além) no ensino de Matemática
Vanuza Camargo Durães, Larissa Molgora
1-11
PDF
Que pesquisa acontece em uma pandemia? Cenários possíveis de produção de dados em uma pesquisa com crianças na escola
Vivian Nantes Muniz Franco, Luzia Aparecida de Souza
1-13
PDF
Um olhar sobre a faculdade indígena intercultural da UNEMAT e a criação do primeiro mestrado indígena do país
ADRIANO MAMEDES NASCIMENTO, Thiago Pedro Pinto
1-2
PDF
Vozes e desafios da educação matemática prisional
Andresa de Oliveira Mendes dos Santos
1-2
PDF
O ensino de Matemática e Ciências por meio de uma Atividade Colaborativa Inclusiva no Jardim Escolar
Charlene Marcondes Avelar, Tatyane do Socorro Soares Brasil, Maria de Fátima de Lima Melo Costa
1-2
PDF
Limites, Avanços e Perspectivas à Formação do Professor de Matemática após 10 anos de PARFOR
DAVID PANCIERI PERIPATO, Daniele Lozano
1-2
PDF
Conversando sobre nossa proposta de tese: uma investigação ontológica dos algoritmos baseados em aprendizagem de máquina
Diogo Chadud Milagres
1-2
PDF
Pintando o sete na Matemática: uma experiência no ensino remoto emergencial
Eduardo Mariano da Silva, Sandra Regina Vieira Oliveira
1-2
PDF
Escrita reflexiva na formação inicial de professores de Matemática: convite a partilhas, experiências e aprendizagens
Edvanilson Santos Oliveira, Patrícia Sândalo Pereira
1-2
PDF
O ensino de funções afins e exponenciais na educação básica: a articulação entre os conteúdos de funções e os cálculos de juros
Elemilson Barbosa Caçandre, Bruno Fonseca Coelho
1-2
PDF
As desigualdades socioeconômicas, a escola pública, os direitos violados e os sujeitos de direitos: o que a Educação Matemática tem a ver com isso?
Everton Dutra Colodetti, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
1-2
PDF
Compreensões sobre a vida escolar dos alunos com Altas Habilidades ou Superdotação referentes à Educação Matemática Inclusiva
Fábio Palácio Batista, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
1-2
PDF
A implementação de um projeto de pesquisa científica em uma escola do programa escola da autoria: integrando saberes científicos e tradicionais sobre a Etnobotânica da flora de Mato Grosso do Sul
Fernando Helder Cassimiro da Silva, Mariana Ninno Rissi
1-2
PDF
Eventos em Educação Matemática: contribuições para a formação continuada na universidade
Flavia Soares, Evelyn Cardozo Murad , Hygor Batista Guse
1-2
PDF
Avaliação formativa e tecnologias digitais: possibilidades no ensino remoto emergencial
Gabriela da Silva Sandim, Aparecida Santana de Souza Chiari, Juliana Leal Salmasio
1-2
PDF
O Podcast como ferramenta de ensino
Gustavo Fernando Bernardes da Silva, Aparecida Santana de Souza Chiari
1-2
PDF
Atividade orientadora de ensino na formação contínua de professores que ensinam Matemática: análise de pesquisas desenvolvidas
Jaqueline Gonçalves de Souza, Neusa Maria Marques de Souza
1-2
PDF
Como pré-conceitos, estigmas e bullying podem afetar no ensino e na aprendizagem de Matemática de discentes da comunidade LGBTQIA+: um estado da arte
João Gabriel Souza Freitas, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
1-2
PDF
Militância e Educação Matemática: uma proposta de investigação a partir da Educação Menor
João Paulo Risso, Thiago Donda Rodrigues
1-2
PDF
Jornal Dá Licença: explicitando dimensões sociopolíticas na formação inicial de professores
Júlia Almeida Vasconcelos, Carlos Eduardo Mathias Motta, Natasha Cardoso Dias
1-2
PDF
Se jogando na matemática: desafios virtuais, conquistas reais
Júlia Almeida Vasconcelos, Mônica Souto da Silva Dias, Pedro Nogueira de Marins
1-2
PDF
Tecnologias e narrativas digitais: o PIBID em um contexto pandêmico
Juliana Leal Salmasio, Aparecida Santana de Souza Chiari
1-2
PDF
A reflexividade do professor em sua prática: o uso da Modelagem Matemática como ferramenta de ensino nas séries iniciais em uma escola no interior de Minas Gerais
JUSCELAINE MARTINS DE FREITAS, CLÁUDIA CARREIRA DA ROSA
1-2
PDF
A reflexividade do professor e os desafios no ensino remoto de matemática em Paranaíba/MS
Juscelaine Martins de Freitas, Helisson Salles da Silva, Cláudia Carreira da Rosa
1-2
PDF
O processo de ensino e de aprendizagem em Matemática de alunos com discalculia: compreensões a partir de análises de pesquisas
Lara Fernanda Leonel Ramires, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
1-2
PDF
Metodologia ativa na aprendizagem como possibilidade metodológica em aulas de matemática com alunos do 8º ano
Luciane Gonçalves Mantero
1-2
PDF
Experiências do Estágio Obrigatório II durante a pandemia da COVID-19
Luiza Angelina Prigol Young, Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato
1-2
PDF
Alfabeta-zação! construindo um grupo de estudos sobre quadrinhos para professores que ensinam matemática em meio à pandemia
Melyssa Oliveira Bezz Torres, Danilo Magalhães Farias, Wanderley Moura Rezende
1-2
PDF
Formação docente na cultura digital: gamificação como estratégia para o desenvolvimento de competências do professor
Natalia Caliman, Katia Guerchi Gonzales, Katia Alexandra de Godoi e Silva
1-2
PDF
Programa Dá Licença: do distanciamento social ao ambiente virtual
Natasha Cardoso Dias, Wanderley Moura Rezende, Luciana Prado Mouta Pena
1-2
PDF
Estatística: formação do professor primário no período do Movimento da Matemática Moderna
PAMELA KARINY PETERES SOARES LIMA, Edilene Simões Costa dos Santos
1-2
PDF
Matemática e COVID-19: um instrumento de controle social
Renata Rodrigues Souza, Marcio Antonio da Silva
1-3
PDF
Tecnologias digitais e Educação Matemática: necessidades e apoio a professores na pandemia de COVID-19
Thainá do Nascimento, Aparecida Santana de Souza Chiari
1-2
PDF
Narrativas (auto)biográficas de uma acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Thays Alves de Oliveira, Adriana Barbosa de Oliveira
1-2
PDF
“No meio do caminho tinha uma pedra” ou várias: pandemia, Educação Matemática e um doutorado
Victor Ferreira Ragoni, Aparecida Santana de Souza Chiari
1-2
PDF
Estudo sobre a Introdução do Conceito de Limite de Função nos Livros Didáticos na Perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais
Vitória Lourenço Luges da Silva, Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato
1-2
PDF
Open Journal Systems
Informações
Para Autores