Militância e Educação Matemática: uma proposta de investigação a partir da Educação Menor
Resumo
Durante a sua vida escolar e acadêmica, quantas foram as aulas de Matemática que abordaram temáticas como antirracismo, desigualdade social, política, pautas feministas, equidade, etc.? Arriscamos a dizer que, para muitos, a resposta tende a ser “nunca” ou “quase nunca”. A pesquisa de mestrado aqui apresentada, que é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem como missão convidar as futuras professoras e professores de Matemática a irem além do conteúdo curricular matemático em suas aulas, a não ignorarem injustiças de nosso tempo, a somarem com as lutas sociais e a contribuírem na construção de novos projetos de sociedade. Uma importante justificativa da escolha da temática deste projeto de pesquisa advém da trajetória pessoal do primeiro autor. Em alguns encontros nos estágios e, principalmente, em socializações com ex-alunas e ex-alunos da educação básica (sendo que alguns destes possuem curso superior), o primeiro autor vivenciou situações de naturalização de discursos discriminatórios, bem como a manifestação de símbolos de movimentos fascistas e outros. A partir dessas vivências, algumas perguntas frequentemente surgiam: como foram as aulas desses alunos? Suas professoras e professores abordaram direta ou transversalmente temáticas sociais? Essas indagações foram ao encontro de outra pergunta, que, em termos de projeto de pesquisa, sinalizamos como a problemática auxiliadora da pesquisa a ser colocada em movimento: em torno de uma educação menor, quais possibilidades de militância de futuras professoras e professores de Matemática em enfrentamentos coletivos de discursos e práticas discriminatórias e racistas e de fortalecimentos de lutas sociais? O referencial teórico deste projeto parte do conceito de literatura menor de Deleuze e Guattari (1977) e apresenta os conceitos de educação menor e professor militante de Gallo (2002, 2013). A educação menor (menor no sentido deleuze-guattariano) constitui-se paralelamente a uma dita Educação Maior (esta dos grandes planos e projetos, expressa nos documentos oficiais) de modo coletivo e processual, e é construída no dia a dia da sala de aula, sem a pretensão de homogeneizar os processos educativos e seus sujeitos. O professor militante seria aquele que vivencia a realidade dos alunos e produz coletivamente a possibilidade do novo. A pesquisa almejada será realizada a partir do método da Cartografia, que foi proposto por Deleuze e Guattari e ampliado por outros pesquisadores. O cartógrafo não tem, a priori, um roteiro, mas como um surfista, lança mão do que é necessário para acompanhar a onda em que está surfando (RODRIGUES, 2015). A partir da Cartografia, objetivamos produzir os dados juntamente com uma turma de licenciandas e licenciandos em Matemática, de um campus da UFMS, no contexto de uma disciplina de Prática de Ensino em Matemática VI. Nela, serão discutidas temáticas sociais e políticas e como as mesmas podem se relacionar com o ensino de Matemática. Será proposto aos sujeitos da pesquisa dinâmicas de escrita de pequenos textos, produção de vídeos, fotografias, dentre outros. Elencaremos, juntamente com os estudantes, textos que serão disparadores das discussões. Também convidaremos os sujeitos da pesquisa a desenvolverem um plano de aula que aborde uma ou mais temáticas sociais.
Agradecimentos
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001
Referências
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Kafka - por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
GALLO, Silvio. Em torno de uma educação menor. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 169-178, jul./dez. 2002. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25926>. Acesso em: 14 jan. 2019.
_______. Em torno de uma educação menor: variáveis e variações. In: Reunião Nacional da ANPEd, 36. 2013, Goiânia. Anais [...] Goiânia: ANPEd, 2013. p. 1-12.
RODRIGUES, Thiago Donda. Práticas de exclusão em ambiente escolar. 2015. 243 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2015.