Uma análise dos saberes presentes na edição da Revista Integração “A Evolução do Pensamento Matemático”

  • Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edilene Simões Costa dos Santos
  • Laura Silva Dias

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise dos saberes a e para ensinar, a partir da perspectiva de Hofstetter e Valente, presentes na 2° edição da revista Integração de 1986, com o título ‘A evolução do pensamento matemático’. Este periódico foi elaborado no Departamento de Matemática (DMT) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o qual teve como autor o Prof. Dr. José Luiz Magalhães de Freitas, à época docente no DMT. A partir do que foi enunciado na introdução desta edição da revista, concluímos que as intenções de Freitas, ao propor trabalhar com a História da Matemática como uma ferramenta didática, se encaixa na categoria de saberes para ensinar. Contudo, foi identificado, ao longo da revista, seções que tratam a História da Matemática em uma vertente epistemológica. Ou seja, com ênfase nos conceitos matemáticos e, portanto, uma matemática a ensinar. Dessa forma, apresentamos nas considerações finais uma reflexão sobre estes resultados e como a História da Matemática pode estar articulada aos saberes presentes na formação do professor.

Publicado
2021-10-15