Sequência didática utilizando o software Geogebra: uma experiência com professores da Rede Estadual de Educação

  • MARINILDO DE LEÃO Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • ELIZABETH PIMENTEL

Resumo

Este trabalho tem como meta analisar o conhecimento de professores de Matemática da rede estadual de educação da cidade de Humaitá/AM, referentes as classificações e existências de triângulos, utilizando para isso a teoria das situações didáticas e o software Geogebra. A coleta de dados foi realizada de forma presencial e remota, utilizando questionários respondidos por dez professores. Por meio da análise qualitativa, foi possível diagnosticar que não é possível realizar a construção do triângulo equilátero retângulo. Cerca de 80% dos professores apresentaram dificuldades em construir o triângulo equilátero acutângulo no Geogebra, mesmo seguindo os procedimentos da sequência didática. Quase 80% dos professores tem dúvida sobre a existência de triângulo equilátero obtusângulo. Considera-se que o aprimoramento da formação de professores de Matemática, poderá contribuir para melhoria do sistema de ensino da Matemática no município de Humaitá, principalmente no atual cenário de mudanças provocado pela pandemia da COVID-19 que tem afetado diretamente a educação. Nesse sentido, este trabalho contribui para diagnosticar o nível de formação dos professores de Matemática, na perspectiva de oportunizar um processo de ensino aprendizagem distinto do modelo tradicional, contemplando os conteúdos de geometria fazendo uso de Softwares.

Biografia do Autor

ELIZABETH PIMENTEL

Doutora em Geofísica pelo Observatório Nacional/RJ, Mestra em Geociências, área de concentração: Geologia Ambiental, pela Universidade Federal do Amazonas; Graduada em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Amazonas. É professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas no instituto de Educação Agricultura e Ambiente. Atua como Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). Atuou como diretora do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da UFAM, no período de 2014 a 2018. Tem experiência na área de Física Geral e Aplicada; Orienta nos PPGS nas áreas de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Ciências Ambientais: Geofísica Aplicada aos Estudos Ambientais da Amazônia e Geotermia.

Publicado
2021-10-16