Sequência didática utilizando o software Geogebra: uma experiência com professores da Rede Estadual de Educação
Resumo
Este trabalho tem como meta analisar o conhecimento de professores de Matemática da rede estadual de educação da cidade de Humaitá/AM, referentes as classificações e existências de triângulos, utilizando para isso a teoria das situações didáticas e o software Geogebra. A coleta de dados foi realizada de forma presencial e remota, utilizando questionários respondidos por dez professores. Por meio da análise qualitativa, foi possível diagnosticar que não é possível realizar a construção do triângulo equilátero retângulo. Cerca de 80% dos professores apresentaram dificuldades em construir o triângulo equilátero acutângulo no Geogebra, mesmo seguindo os procedimentos da sequência didática. Quase 80% dos professores tem dúvida sobre a existência de triângulo equilátero obtusângulo. Considera-se que o aprimoramento da formação de professores de Matemática, poderá contribuir para melhoria do sistema de ensino da Matemática no município de Humaitá, principalmente no atual cenário de mudanças provocado pela pandemia da COVID-19 que tem afetado diretamente a educação. Nesse sentido, este trabalho contribui para diagnosticar o nível de formação dos professores de Matemática, na perspectiva de oportunizar um processo de ensino aprendizagem distinto do modelo tradicional, contemplando os conteúdos de geometria fazendo uso de Softwares.