Desafios à utilização da linguagem matemática por professores que ensinam Matemática: algumas inquietações iniciais

  • Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

O presente trabalho[1] tem por objetivo geral discutir elementos iniciais acerca da utilização da linguagem matemática por professores da Educação Básica, relacionando-os aos possíveis desafios impostos à prática docente. Para tanto, faz-se necessário compreender a estrutura da linguagem matemática para então apresentar alguns desafios e possibilidades para futuras discussões acerca da temática. Os dados apresentados foram obtidos por meio de revisão bibliográfica e Análise de Conteúdo. Os resultados aqui considerados indicam que a linguagem matemática tem características próprias que, em geral, não são considerados na formação inicial de professores e nem incorporados à prática docente. Sugerem a necessidade de ações de formação continuada que compreendam o processo de construção, apropriação e utilização da linguagem matemática.

 

[1] O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa (em andamento) que pretende analisar as discussões atuais no campo da Educação Matemática acerca da natureza do conhecimento matemático e apropriação da linguagem matemática e sua utilização por professores que ensinam Matemática na Educação Básica.

Biografia do Autor

Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Presidente Prudente e aluno especial do Doutorado em Educação pela mesma Instituição. Possui Licenciatura Plena em Matemática e habilitação em Física pela Faculdade de Presidente Venceslau (2014). Desenvolve pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática pelo PPGE/UNESP Presidente Prudente. Atuou como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na disciplina de Matemática e áreas afins no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, Campus de Presidente Epitácio e Professor Mediador na UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo no curso de Licenciatura em Matemática e Engenharia. Atualmente é Professor de Matemática no Colégio São Francisco (Sistema Coc), Professor de Matemática no Colégio Anglo de Presidente Epitácio (Sistema Anglo) e Coordenador de Qualificação na Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul. É pesquisador sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). É vinculado ao Grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA) da UNESP/Presidente Prudente e atua como pesquisador vinculado ao Grupo Interinstitucional de Pesquisadores(as) do campo da Educação Matemática dos Institutos Federais (GIPEM-IF) do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo, campus de Presidente Epitácio. Tem interesse nas seguintes áreas: formação inicial, dilemas e desafios, atuação e currículos de formação de professores que ensinam Matemática; formação inicial de professores que ensinam Matemática no âmbito dos Institutos Federais.

Publicado
2021-10-16