Desafios à utilização da linguagem matemática por professores que ensinam Matemática: algumas inquietações iniciais
Resumo
O presente trabalho[1] tem por objetivo geral discutir elementos iniciais acerca da utilização da linguagem matemática por professores da Educação Básica, relacionando-os aos possíveis desafios impostos à prática docente. Para tanto, faz-se necessário compreender a estrutura da linguagem matemática para então apresentar alguns desafios e possibilidades para futuras discussões acerca da temática. Os dados apresentados foram obtidos por meio de revisão bibliográfica e Análise de Conteúdo. Os resultados aqui considerados indicam que a linguagem matemática tem características próprias que, em geral, não são considerados na formação inicial de professores e nem incorporados à prática docente. Sugerem a necessidade de ações de formação continuada que compreendam o processo de construção, apropriação e utilização da linguagem matemática.
[1] O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa (em andamento) que pretende analisar as discussões atuais no campo da Educação Matemática acerca da natureza do conhecimento matemático e apropriação da linguagem matemática e sua utilização por professores que ensinam Matemática na Educação Básica.