Minha culpa, minha tão grande culpa: processos de exclusão pela Matemática
Resumo
Neste trabalho apresentamos um recorte da pesquisa de doutorado que tem lugar no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e está sendo realizada desde 2018 pelo primeiro autor, sob a orientação do segundo autor. O objetivo da pesquisa é entender como alunos e alunas do Ensino Médio e do Ensino Superior de um Campus do Instituto Federal Goiano se constituem enquanto sujeito-aluno excluído pela matemática. O material de análise é composto por textualizações de entrevistas com estudantes do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio que cursam a dependência na disciplina de matemática e com estudantes evadidos do curso de Licenciatura em Matemática, ambos da referida instituição de ensino. Inspirados nas teorizações do filósofo Michel Foucault, foi realizada uma análise discursiva do material produzido, com fins de destacar enunciados sobre o que foi dito pelos estudantes, na direção de nossos objetivos. O enunciado que apresentaremos é: ‘se eu tivesse me esforçado mais, eu conseguiria’, onde os estudantes se auto culpabilizam pelo seu processo de exclusão, embora, como veremos, esse enunciado é atravessado por outros campos discursivos, como o neoliberal e o religioso.