Escrita reflexiva na formação inicial de professores de Matemática: convite a partilhas, experiências e aprendizagens

  • Edvanilson Santos Oliveira
  • Patrícia Sândalo Pereira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar vivências de um processo formativo de futuros professores de Matemática, o qual foi delineado em uma perspectiva reflexiva, crítica e colaborativa. Para tanto, elaboramos, como aporte teórico, estudos relacionados à reflexão no contexto da formação de professores, escrita reflexiva, identidade pessoal e profissional. Partimos do conceito de reflexividade, no qual Pérez Gómez (1999, p. 29) define como “a capacidade de voltar sobre si mesmo, sobre as construções sociais, sobre as intenções, representações e estratégias de intervenção”. Nesse contexto, no movimento da pesquisa, a escrita reflexiva se constitui em um instrumento de produção de dados que vai além do campo de formação de professores para o qual foi originalmente formulado (MOON, 2006), principalmente quando apresenta indícios da reflexão crítica, situando-se no contexto de influências históricas, sociopolíticas e culturais (DOS e DEMIR, 2013; ESTRADA e RAHMAN, 2014; KOCOGLU, AKYEL e ERCETIN, 2008; LYNGSNES, 2012; MARCOLINO e MIZUKAMI, 2008; MING & MANAF, 2014; PRESTRIDGE, 2014). Nosso estudo caracteriza-se com uma abordagem qualitativa e interpretativa (STAKE, 2011), e foi realizado na disciplina Prática de Ensino II (68 horas), no Curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - campus Campo Grande. As atividades realizadas seguiram um escopo para além do currículo prescrito, sob uma perspectiva dialética e colaborativa, onde, no primeiro encontro, com duração de duas horas, os oito futuros professores conheceram a proposta pedagógica da disciplina, dentre elas, a ideia do uso de um diário, no qual os futuros professores poderiam registrar suas reflexões relacionadas a Prática de Ensino de Matemática, a qual foi bem aceita por toda a turma. Dentre os participantes, para este pôster, selecionamos os registros de uma das alunas que participou de forma efetiva de todas as aulas. Com o objetivo de preservar sua identidade, chamaremos de Maria. Nossas análises tem essência fenomenológica, e justifica-se ao proclamar o retorno às coisas mesmas, damos ênfase ao estudo de determinado fenômeno na forma como se manifesta ao sujeito, com foco na experiência original, o mundo vivido (MORAES, GALIAZZI, 2016). Nesta perspectiva, emergem da escrita reflexiva de Maria sua identidade pessoal e identidade profissional, as quais constituem nossas categorias de análise. Para Moita (2013, p.115), “a identidade pessoal é um sistema de múltiplas identidades e encontra sua riqueza na organização dinâmica dessa realidade”. Derouet (1988) conceitua como uma construção que atravessa a vida profissional desde a fase de opção pela profissão, pelo tempo concreto de formação inicial e pelos diferentes institucionais onde a profissão se desenrola. Em seu diário, Maria registra referências a família, em especial a presença e apoio do pai e de sua irmã, o sentimento da ausência pelo falecimento de sua mãe, demonstrando que preserva em suas memórias seus ensinamentos, além dos aspectos didáticos e metodológicos de antigas professoras de Matemática. Os resultados denotam a escrita reflexiva do diário, uma potente fonte de informação para os processos de pesquisa e formação, tendo em vista que ninguém se forma ou desenvolve-se no vazio, pois o percurso formativo supõe a necessidade de partilhas, aprendizagens, experiências e interações socioculturais.

 

REFERÊNCIAS

 

DEROUT, J. L. La profession d’enseignant comme montage composite. Éducation Permanente, 1988.

DOS, B. & DEMIR, S. The analysis of the blogs created in a blended course through the reflective thinking perspective. Educational Sciences: Theory & Practice, 2013.

ESTRADA, F.F.; RAHMAN, H.M.A. Reflective journal writing as an approach. Brunei Darussalam Journal of Technology and Commerce, 2014, vol. 8, p. 22-35.

KOCOGLU, Z.; AKYEL, A.; ERCETIN, G. Pen/paper and electronic portfolios: An effective tool for developing reflective thinking of Turkish EFL student teachers? Mediterranean Journal of Educational Studies, 2008, vol. 13(1), p. 1-24.

LYNGSNES, K. M. Embarking on the teaching journey: Pre-service teachers reflecting upon themselves as future teachers. World Journal of Education, 2012, vol. 2(2), p. 2-9.

MARCOLINO, T. Q., & MIZUKAMI, M. Narratives, reflective processes and professional practice: Contributions towards research and training. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, 2008, vol. 12(26), p. 541-547.

MING, H. Y., & MANAF, L. A. Assessing learning outcomes through students' reflective thinking. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 2014, vol. 152, p. 973–977.

MOITA, M. da C. Percursos de formação e de transformação. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. 2ª. ed. Porto-Portugal: Porto Editora, 2013. p. 111-132.

MOON, J. A handbook of reflective and experiential learning: Theory and practice. New Fetter Lane, London: RoutledgeFalmer, 2004.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 3 ed. Ver. e ampl. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I. La cultura escolar en la sociedad neoliberal. Madrid: Morata, 1999.

PRESTRIDGE, S. J. Reflective blogging as part of ICT professional development to support pedagogical change. Australian Journal of Teacher Education, 2014, vol. 39(2), p. 70-86.

STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam.Tradução de Karla Reis. Porto Alegre: Penso, 2011.

Publicado
2021-10-16